Especialização em Comunicação e Resolução de Conflitos: Mediação, Negociação e Arbitragem - 1ª ed. Especialização em Comunicação e Resolução de Conflitos: Mediação, Negociação e Arbitragem - 1ª ed.

O curso forma profissionais capazes de compreender a natureza dos conflitos  e de utilizar técnicas para atuarem na resolução dos conflitos das mais diversas ordens e organizações

A violência invade as vidas humanas das mais diversas maneiras e se percebe, atualmente, uma grande judicialização de conflitos, que, não raramente, poderiam ser resolvidos a partir de uma comunicação efetiva. Atualmente, o mercado exige que as relações se deem baseadas na velocidade, na qualidade e na eficácia, e os conflitos, inerentes às relações humanas, devem, portanto, ser resolvidos também com base nessas exigências. A partir dessas premissas e seguindo a tendência mundial, a utilização de métodos alternativos para a resolução de conflitos tem se tornado cada vez mais difundida no país. 

A mediação busca atender à demanda da sociedade por uma justiça mais célere e que atenda de forma efetiva aos reais interesses dos envolvidos no conflito. Trata-se de um mercado em ampla expansão e que demanda a presença de profissionais devidamente capacitados, sejam eles graduados em Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Administração, ou áreas afins.

Objetivos da especialização

Desmistificar a necessidade de judicialização para atender à tutela dos direitos, proporcionando a aquisição de uma expertise específica por meio da mediação com a metodologia da comunicação não-violenta, a qual trabalha com tecnologias de reconhecimento das emoções e gerenciamento do self em direção à promoção da resolução consensual de conflitos variados e a responsabilização individual.

Habilitar o profissional de diversas áreas – Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Administração, entre outras – para atuar extra e judicialmente como elemento participativo das técnicas e nas ferramentas de soluções alternativas de conflitos, alcançando, assim, o exercício da autonomia do ser e a transformação social do meio.

Aportar formação atualizada para o profissional compreender o novo cenário da solução de conflitos.

Público-alvo

Graduados em Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Administração e profissionais dessas áreas.

Coordenação

Me. Marlova Stawinski Fuga
Me. Valmiria Antonia Balbinot

Funcionamento

Local: UPF, Campus I
Aulas: aulas quinzenais nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores)
Período: 18 meses

Contato

E-mail: direito.pos@upf.br
Telefone: (54)3316.8176 / (54)3316.8175 - ramal 8787