Geral

UPF recebe homenagem no Troféu Brasil Expodireto 2018

05/03/2018

17:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

No ano em que comemora 50 anos de história, Universidade foi uma das homenageadas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi uma das entidades homenageadas no Prêmio Troféu Brasil Expodireto 2018. Em solenidade realizada no último domingo, 4 de março, na Bier Site, em Carazinho, o reitor José Carlos Carles de Souza recebeu o troféu destinado à Instituição na categoria Universidade Parceira. 

O Prêmio, que objetivou destacar os melhores do agronegócio brasileiro, contou com a presença de diversas autoridades. O reitor comentou a homenagem concedida à UPF. “Ficamos extremamente orgulhosos por estar neste cenário, que é o mais festivo do agronegócio, sendo homenageados como uma instituição parceira do setor. O Troféu Brasil Expodireto destaca quem tem uma trajetória importante nessa área, e nós, desde os primórdios da Universidade, estamos presentes, atuando no agronegócio. Recebemos este prêmio com muita alegria”, disse José Carlos.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin relatou que é uma honra a UPF receber esse Prêmio, especialmente no ano em que completa o seu 50º aniversário. Ela também frisou o envolvimento da Instituição em mais uma Expodireto Cotrijal. “É uma satisfação estar em mais um momento de abertura da Expodireto, porque sempre estivemos juntos, fomos parceiros de fato, buscamos nos envolver nas atividades desenvolvidas e mostrar as nossas pesquisas e o resultado do nosso trabalho. Tudo isso em sintonia com o agronegócio, que é tão fortemente representado por essa Feira. A partir de hoje e durante os próximos dias, o Brasil e vários países se voltam para Não-Me-Toque, encontrando aqui o que há de mais inovador nesse campo. Nossa presença na Expodireto é muito importante e caracteriza a nossa Universidade enquanto uma instituição comunitária inserida regionalmente, mas que se preocupa e trabalha com o espectro amplo, olhando para todos os setores, inclusive no âmbito internacional”, comentou.

A presidente do Corede Produção, Munira Awad, ressaltou a importância da homenagem. “É um reconhecimento pela tradição, respeitabilidade e competência de ser uma universidade que é comunitária e trabalha sempre em prol do desenvolvimento regional. Começamos bem o ano de 2018, porque esse prêmio é de reconhecimento não só para a reitoria, mas para toda a comunidade acadêmica. A UPF está de parabéns pela sua inserção, não mais em caráter regional, já que ela é conhecida no Brasil e fora dele”, observa.

O diretor do campus Carazinho da UPF, professor Hélio Büllau, acompanhou a entrega dos troféus aos homenageados.

Instituição parceira

Realizado pela Rede Pampa e Cotrijal, com apoio de Sicredi, Icatu Seguros e Mapfre, o evento reuniu centenas de convidados. O vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Ségio Pinto, deu seu depoimento relativo à homenagem para a Universidade. “A UPF é um orgulho não só da região, mas de todo o Rio Grande do Sul, a ponto, hoje, de o seu reitor, José Carlos Carles de Souza, estar liderando as universidades comunitárias do nosso estado. Para nós, ter um gaúcho com essa dimensão e com esse índice de respeitabilidade em Brasília é muito importante. A Instituição está completando meio século de vida e receber um prêmio como esse é muito justo e merecido. Nós temos que dignificar a universidade brasileira, especialmente quando ela é parceira da forma como a UPF é. Nesses 19 anos de Expodireto Cotrijal, a Universidade esteve sempre presente, assim como o reitor, que acompanha todos os acontecimentos do RS”, declarou.

Segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o Troféu Brasil é um evento que marca o agronegócio brasileiro e reconhece as pessoas e as entidades que fazem pelo setor no Brasil. “Neste ano em que comemora 50 anos, a homenagem à UPF é mais do que justa. Estamos felizes por poder homenageá-la, grande parceira da Expodireto e da Cotrijal”, enfatizou.

A senadora Ana Amélia Lemos, que acompanhou a solenidade, contou a relação especial que tem com a Instituição. “Há muito tempo, tive a honra de ser convidada para paraninfar uma das turmas de Agronomia. Para a minha felicidade, todos os concluintes ficaram empregados, pois aquele momento era muito promissor para o agronegócio, e, em 2018, o setor vem sustentando a economia brasileira, que só teve números positivos no último trimestre, graças ao desempenho da agricultura”, lembrou.

Expodireto Cotrijal

O Prêmio Troféu Brasil Expodireto 2018 integrou a programação da 19ª Expodireto Cotrijal, considerada uma das maiores feiras do agronegócio internacional, que iniciou nesta segunda-feira (5) e se estende até sexta-feira (9), em Não-Me-Toque.  O governador do estado, José Ivo Sartori, falou sobre o quão fundamentais são o Prêmio e a Feira para o setor. “Em 1º lugar, é uma demonstração de carinho, respeito e de admiração de uma promoção que incentiva todos os produtores ou todos aqueles que atuam no agronegócio do RS. Temos que reconhecer também que tem um pouco de todo o Brasil, já que muitos gaúchos e gaúchas fizeram essa caminhada pelo bem do país, produzindo em todos os recantos brasileiros. Isso eleva a autoestima, e, numa época de tanta dificuldade econômica, esse prêmio ajuda a criar um ambiente favorável para termos cada vez mais produção e mais crescimento econômico, superando as dificuldades”, pontuou.

Galeria de Vídeos