Geral

Acampamento da Criança com Diabetes chega a sua 10º edição

09/11/2023

17:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo e Raquel Tartas

Atividades iniciaram nesta quinta-feira (09) e encerram domingo (10); neste ano, 46 crianças estão inscritas no Acampamento

Brincar, se divertir e cuidado com a saúde são direitos fundamentais para uma criança crescer e se desenvolver. E é isso que o Acampamento da Criança com Diabetes promove tradicionalmente todos os anos. Chegando em sua 10º edição, a atividade deste ano tem 46 crianças inscritas junto de suas famílias, que passarão quatro dias dentro do Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) participando de oficinas, exames de saúde, bate-papos e muitas brincadeiras.

Organizado pela UPF em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e com o Lions Clube, o Acampamento iniciou nesta quinta-feira (09), e finalizará sua programação no domingo, 12 de novembro. Por causa da chuva, as barracas das famílias participantes foram realocadas para o Ginásio Poliesportivo.

Enzo Cassanego Pereira, de 11 anos, veio de Vila Maria com a mãe Evelise Cassanego. Essa é a terceira vez que Enzo participa presencialmente do Acampamento, e sua mãe está empolgada para as atividades programadas. “A expectativa é ótima porque ele ama de paixão, estava ansioso para vir. As palestras nos incentivam e acabam abrindo nossa mente e das crianças também. A troca de experiências e os ensinamentos que a gente aprende, tanto com o Acampamento quanto com as outras mães, é ótima”, nos contou Evelise. 

A pequena Manuela Pereira da Silva, de 12 anos, veio com sua mãe, Franciele da Rosa Pereira, e com o primo, Lourenço França da Rosa. Eles se deslocaram de Mato Castelhano, e esse é o segundo ano que a família vem até o Acampamento. Manuela descobriu a diabetes há um ano e dez meses e, neste ano, trouxe o primo para participar das atividades. “O Acampamento é importante porque ela convive com outras crianças com diabetes também. Foi grande o susto quando descobrimos, porque em Mato Castelhano não temos tantas crianças assim. O Acampamento mudou tudo, a gente aprende bastante com as atividades”, disse Franciele.

Manuela diz estar bastante animada para brincadeiras na piscina e os piqueniques. “Ano passado a ansiedade foi bem grande por ser o primeiro acampamento, e esse ano eu espero que seja bom também”, nos disse animada. "Eu estou bastante ansiosa para o piquenique e para as piscinas, que a gente gosta bastante”, concluiu ela.

Projeto acontece durante todo o ano e faz parte da extensão universitária

O Projeto Acampamento da Criança com Diabetes é um programa de extensão desenvolvido pela Universidade. O programa é coordenado pelo professor Dr. Thiago Malaquias Fritzen, e o Acampamento é desenvolvido pela professora Me. Fernanda Ceolin. Ao todo, três alunos bolsistas e 25 extensionistas voluntários fazem parte do projeto, que envolve os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. As atividades são desenvolvidas durante todo o ano com as famílias de crianças e adolescentes diabéticos, e o Acampamento é o principal encontro anual do grupo.

A professora Me. Fernanda Ceolin nos contou sobre como é fazer parte da organização do evento. Segundo ela, cada Acampamento é organizado com um ano de antecedência, sempre para que todas as crianças se sintam em casa com suas famílias. “O próximo Acampamento já começa a ser planejado quando este acabar, porque dentro do projeto a gente tem o cuidado permanente. Então, a nossa aproximação é planejar o próximo edital, que é onde a gente seleciona os novos extensionistas que estarão no cuidado e no atendimento às famílias”, nos contou Fernanda.

Ela ainda menciona que, por serem crianças e terem uma rotina diferente de outra que não tenha diabetes, o espaço é crucial para a formação pedagógica delas. “A gente tem oficinas para o cuidado em diabetes, na alimentação, contagem de carboidrato, brincadeiras e verificação de glicose, por exemplo. As crianças trocam as informações sobre sensores, sobre as bombas de insulina, os métodos e tratamentos relacionados ao diabetes. E para mim, como professora, estar no meio de tudo isso e estar coordenando também o Acampamento na elaboração desse encontro é um desafio enorme”, finaliza.

Brincadeiras, piqueniques e atenção à saúde

As atividades do Acampamento serão distribuídas em todo o Campus I da UPF, além do Centro de Simulação Realística (CSR/UPF), do Hospital de Olhos e da Fazenda da Brigada Militar. Para isso, a UPF disponibiliza ônibus de deslocamento das crianças e suas famílias. A programação do evento inclui oficinas para crianças e adultos, exames de saúde, atividades lúdicas, piqueniques, brincadeiras e apresentação teatral.