Notícias UPF

UPF sedia Etapa Sul da 15ª Competição Baja SAE Brasil

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Evento inicia nesta sexta-feira (17) e segue até domingo (19), com a divulgação dos vencedores

A Universidade de Passo Fundo sedia, entre os dias 17 e 19 de novembro, a 15ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul. Estudantes de Engenharia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já fazem os últimos ajustes nos 22 veículos off-road projetados e construídos sob a supervisão de professores em suas respectivas instituições de ensino, que serão colocados à prova no Campus I da UPF.  O evento é aberto ao público no domingo, com entrada gratuita.

Organizados em equipes, os centenas de acadêmicos inscritos realizarão apresentações orais dos projetos e os carros enfrentarão as inspeções dinâmicas de segurança, que envolvem dirigibilidade e frenagem, além de provas que testam suspensão, capacidade de tração, aceleração e dirigibilidade. A prova mais esperada, o enduro de resistência, está prevista para o último dia de competição, com duas horas de duração, em que os veículos projetados serão avaliados por engenheiros da indústria da mobilidade.

Confira a programação completa:
Dia 17 (sexta-feira), das 9h às 18h - Inspeções estáticas de segurança.
Dia 18 (sábado), das 14h às 19h - Apresentações orais dos projetos.
Dia 18 (sábado), das 8h às 10h - Inspeções dinâmicas de segurança (dirigibilidade e frenagem).
Dia 18 (sábado), das 10h às 18h - Provas dinâmicas (aceleração, dirigibilidade, suspensão e tração).
Dia 19 (domingo), das 10h30 às 14h – Enduro de resistência. Das 15h às 15h30min - Premiação.

Etapa Sul 
Como as demais competições regionais da SAE Brasil, associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas, a Etapa Sul é preparatória para a Competição Baja SAE Brasil, de âmbito nacional, realizada anualmente no primeiro semestre do ano, no interior de São Paulo, com a participação de equipes de todas as regiões do Brasil.