Esportes

Laboratório de Biomecânica da UPF recebe ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke

28/11/2017

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke esteve na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) na tarde desta terça-feira, 28 de novembro, realizando avaliações físicas. A atividade aconteceu no Laboratório de Biomecânica, sendo conduzida por acadêmicos, sob a supervisão do professor e coordenador do espaço, Cleiton Bona.

Conforme o docente, após ser avaliado, o esportista demonstrou um equilíbrio satisfatório. “Avaliamos, hoje, o Lorenzo, um atleta de bike, especialista na área de estrada, de speed, onde é fundamental ter um equilíbrio muscular, principalmente no ciclismo, que é um esporte que precisa de força de extensores e flexores. Quanto mais equilibrado estiver, menos desgaste vai acontecer com esse atleta. Então, a avaliação isocinética é importante para verificar o equilíbrio muscular. O Lorenzo está com um bom equilíbrio, com os extensores muito bem equilibrados e os flexores com um pequeno déficit”, relatou.

Para melhorar o seu desempenho em competições, foram passadas recomendações ao ciclista. “Recomendamos que ele faça um trabalho de força e musculação, aumentando a carga ou o número de repetições. Além disso, percebemos que o atleta possui um encurtamento muscular nos posteriores, com pouca flexibilidade. É necessário realizar um trabalho separado, de flexibilidade, para melhorar a sua performance”, afirmou Bona.

Segundo Wuttke, a avaliação servirá de base para o ano de 2018. “Por meio dela, pude constatar as minhas falhas nos treinamentos, que serão corrigidas. Assim, vou conseguir melhorar o meu condicionamento para os futuros eventos esportivos”, disse.

Em 2017, Lorenzo não competirá mais de forma oficial. Entretanto, o atleta marca presença em um desafio previsto para o dia 16 de dezembro, no qual serão percorridos, de Passo Fundo a Porto Alegre, 285 km.