Esportes

Laboratório de Biomecânica da Feff realiza avaliações da equipe do Passo Fundo

16/01/2018

11:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Um grupo de atletas do Esporte Clube Passo Fundo (ECPF), que tem o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), passou por avaliações físicas na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).

O processo foi constituído de um aquecimento na bicicleta ergométrica, testes de flexibilidade e impulsão vertical, além da avaliação de força no aparelho Dinamômetro Isocinético. O equipamento avalia a força, com flexão e extensão de joelho; verifica o equilíbrio muscular entre o membro dominante e o não dominante direito e esquerdo; e constata o nível de fadiga e o equilíbrio muscular da parte anterior e posterior da coxa dos atletas.

O presidente do Passo Fundo, Evandro Zambonato, comenta a importância dessa ação com a Instituição. “Temos um protocolo de intenções com a UPF. Estamos utilizando o laboratório de Biomecânica, que é um dos mais qualificados do país, para verificar como estão as condições físicas de cada atleta, e, assim, desenvolver um trabalho direcionado para cada jogador. Essa avaliação é fundamental. Temos levado muito a sério esse início de temporada. A UPF e a Feff têm sido parceiras do clube”, disse.

O preparador físico da equipe, Paulo Renato Vicari, relata que foram feitos testes de flexibilidade, na plataforma de saltos, que envolve a força do membro inferior, e no dinanômetro isocinético, para constatar se há desequlíbrio muscular. “A partir desses dados, iremos traçar os treinos de acordo com a demanda de cada atleta”, justifica.

As atividades na Feff seguem na tarde desta terça-feira (16) e na manhã de quarta-feira (17), quando outros jogadores do Passo Fundo passarão por avaliações.

Gauchão
O tricolor do Planalto irá disputar a Divisão de Acesso 2018 do Campeonato Gaúcho. Zambonato salienta que a expectativa com o desempenho do time é a melhor possível, devido ao tamanho do ECPF, pelos jogadores e comissão técnica contratada, e pelas empresas que estão associando a sua marca ao clube. “Passo Fundo é uma cidade que gosta de futebol. Queremos levar o ECPF de volta à Série A do Gauchão, mas também fazer com que ele mude o seu patamar de atuação no cenário do futebol, no qual saia da questão estadual, tenha um calendário durante todo o ano e dispute competições nacionais.  Esse é o nosso objetivo e tem que ser uma busca incessante”, afirma.