Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática


Ensino de Ciências e Matemática: propostas pedagógicas

Download PDF

Organizadores:
Luiz Marcelo Darroz
Cleci Teresinha Werner da Rosa

Ano: 2023
Páginas: 213
ISBN (PDF): 978-65-5607-037-7
Palavras-chave: Ciência. Matemática. Educação. PPGECM.

A obra é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e propõe-se a trazer, para a comunidade acadêmica em geral, propostas pedagógicas inovadoras para o ensino de inúmeros conteúdos referentes à área de ensino de Ciências e Matemática.


Educação científica e tecnológica: produtos educacionais

Download PDF

Organizador:
Marco Antônio Sandini Trentin

Edição: 1
Ano: 2017
Páginas: 205
ISBN (PDF): 978-85-523-0007-6
Palavras-Chave: Matemática - estudo e ensino, ciência, informática
Série: Pós-graduação
Áreas do conhecimento: Ciência, Matemática, Informática, Física, Química

Este livro é o resultado de mais uma ação dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo. O curso direciona-se à preparação do exercício qualificado do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar as pesquisas à prática docente, contribuindo para a melhoria do ensino fundamental e médio do país.

O desenvolvimento de produtos educacionais com fundamentações científicas, epistemológicas e pedagógicas, associado à investigação da viabilidade desses produtos no contexto educacional, é a tônica do programa, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática. As novas tecnologias de informação, comunicação e interação, associadas às propostas didático-metodológicas e aos respectivos produtos educacionais, ganham relevo no curso em termos de inovação didática.

A partir desse objetivo e tendo como premissa propor mecanismos educacionais potencializadores que favoreçam a compreensão dos conteúdos e contribuam com a qualificação da aprendizagem, o programa é estruturado com base em uma abordagem interdisciplinar. Diferentes áreas do conhecimento estão presentes e interligadas nas disciplinas, nas propostas didáticas e nos produtos educacionais, de modo a evidenciar que a Ciência, a Matemática, a Informática e as questões pedagógicas precisam constituir um corpo único de conhecimentos para os professores.


Ensino de Ciências e Matemática em Tempos de Ensino Remoto: práticas pedagógicas no contexto escolar!

Download PDF

Organizadores:
Aline Locatelli
Juliano Tonezer da Silva

Edição: 1
Ano: 2022
Páginas: 167
ISBN (PDF): 978-65-5607-022-3
Palavras-chave: Ciências; Matemática; Ensino remoto; Prática de ensino.
Coleção: Pós-Graduação
Áreas do conhecimento: Ensino de Ciências e Matemática

O livro Ensino de Ciências e Matemática em Tempos de Ensino Remoto: práticas pedagógicas no contexto escolar é fruto da extensa caminhada dos docentes, discentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), que oferece os cursos de Mestrado e de Doutorado na modalidade profissional. O PPGECM, reconhecido pela CAPES, tem em sua essência o aperfeiçoamento de professores, com uma formação continuada de qualidade e sintonizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino, aplicadas à prática docente nos diferentes níveis de ensino (da educação básica ao ensino superior). Para cumprir com essa missão, tem como foco central o desenvolvimento e a aplicação de produtos educacionais, embasados em pesquisa científica e alinhados às estratégias inovadoras e às intervenções didáticas capazes de proporcionar melhorias na educação básica, associadas ao ensino de Ciências, Física, Química e Matemática e de áreas afins, nos diferentes níveis educativos.


Educação científica e tecnológica: reflexões e investigações

Download PDF

Organizadora:
Cleci T. Werner da Rosa

Ano: 2015
Páginas: 190
ISBN: 978-85-7515-904-0
Palavras-Chave: Ciência - estudo e ensino, tecnologia educacional, aprendizagem.

O avanço do mundo tecnológico é o avanço da Ciência. Por isso, ensinar Física, Matemática e Química, é dialogar com essa tecnologia. Não apenas em termos da inserção dos computadores em sala de aula, mas também em relação ao aparato de dispositivos associados a tecnologias de informação, comunicação e interação presentes no mundo vivencial dos estudantes.

Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, que iniciou seus trabalhos em 2014, fundamentou sua proposta na associação da tecnologia com os fundamentos educacionais. O objetivo principal do projeto é proporcionar a qualificação profissional dos professores nas áreas de Ciências e Matemática da educação básica, promovendo a aplicação da pesquisa e a atualização do conhecimento científico e tecnológico. Por meio de uma formação plena, o projeto pretende tornar o profissional egresso capaz de analisar a realidade de forma crítica, agindo e propondo alternativas que contribuam para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

O mestrado profissional apresenta como característica principal a preparação profissional na área docente, habilitando os futuros mestres à proposição de ações metodológicas que perpassem pelas fundamentações científicas, filosóficas e pedagógicas nesse entorno e a aplicar novas tecnologias de informação, comunicação e interação, produzindo, ainda, materiais didáticos e experimentais voltados à educação básica. Além disso, propõe habilitar o profissional a desenvolver metodologias que facilitem a compreensão de conteúdos relacionados às disciplinas de Física, Química e Matemática, mediante o seu aprofundamento, para que ele possa participar de discussões cujo foco principal seja a construção humana, considerando a história e sua relação com os contextos sociais, políticos e econômicos. Nesse sentido, o processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido no curso é construído com base em uma abordagem interdisciplinar, de forma que são veiculados conhecimentos das diferentes áreas envolvidas.

Tendo como pano de fundo os propósitos mencionados, o corpo docente integrante do programa elaborou, já no seu primeiro ano de funcionamento, um conjunto de artigos que permite identificar os aspectos abordados no curso e que poderão servir de referência para os mestrandos, ou para professores da rede de educação básica. A coletânea de textos apresentados nesta obra é fruto desse desejo de, em reflexões teóricas ou relatos de pesquisas desenvolvidas, levar ao leitor uma ideia das ações e dos referenciais que subsidiam as pesquisas dos docentes vinculados ao programa.

As pesquisas desenvolvidas pelos docentes, em seus grupos de trabalho, são relatadas de forma individual ou coletiva, tanto em estudos sobre a ciência, a educação científica e tecnológica e as relações entre o saber científico e seu ensino. Nesse sentido, pode-se destacar que a obra proporciona a reflexão e aponta possibilidades referentes aos processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, especialmente daqueles vinculados à sala de aula, objeto principal do mestrado profissional.