Matemática

Ensino de Ciências e Matemática: teoria e prática

Download PDF

Organizadores
Cleci T. Werner da Rosa
Lano Alves Costa
Luis Duarte Vieira

Ano: 2022
Páginas: 214
ISBN (PDF): 978-65-5607-032-2
Palavras-chave: Matemática. Ciência. Estudo e ensino. Prática de ensino. Didática

A obra “Ensino de Ciências e Matemática: teoria e prática”, reúne algumas reflexões que diversos pesquisadores têm produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Profissional) em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. Trata-se, portanto, de reflexões e estudos sobre o Ensino de Ciências e Matemática fruto do compromisso de educadores/as com melhoria dos processos educativos. Na obra encontram-se textos que apresentam práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências e Matemática e textos que refletem fundamentos teóricos e metodológicos dos processos de ensino e aprendizagem na área. A riqueza dessa obra será maior na medida em que cada leitor/a sinta-se provocado a refletir, escrever e/ou alterar sua prática pedagógica a partir do que conheceu e/ou revisitou nessas linhas.


Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil

Download PDF

Autora
Ocsana Sônia Danyluk

Edição: 5
Ano: 2015
Páginas: 248
ISBN: 978-85-7515-889-0 (PDF)
ISBN: 978-85-7515-890-6 (impresso)
Palavras-Chave: Matemática, alfabetização, estudo, ensino e escrita.
Áreas do conhecimento: Matemática, Educação
Assunto: Alfabetização Matemática

A pesquisa fenomenológica, na qual Ocsana ancorou seus trabalhos de Mestrado e Doutorado, deu a ela o material original para elaborar este livro. A metodologia adotada é rigorosa e apresentada com muita clareza. Na verdade, convida o próprio leitor a se enveredar na pesquisa. Eu vejo os Capítulos II, IV e V como uma excelente sugestão de inovação para os professores encarregados da disciplina “Metodologia da Pesquisa”, ainda presos a métodos estatísticos obsoletos e desinspiradores. O livro pode ser utilizado, com muito proveito, como texto nessa disciplina. Uma vez mais, embora com foco na matemática, Ocsana dá a seu livro uma abrangência que permite utilizá-lo em todas as disciplinas.

Nesta obra fica evidente a forte presença de Ocsana na educação matemática. As entrevistas revelam uma pesquisadora experiente que, nos seus muitos anos de prática, assimilou o que é essencial em um educador, que é a curiosidade em saber como e por que as crianças agem e respondem de tal maneira. A pesquisa qualitativa está incorporada à sua prática, o que caracteriza um educador na sua integridade.

Este livro se distingue, dentre as obras que tenho visto no Brasil e no exterior, pela sua qualidade e rigor de pesquisa. O tema é da mais alta importância, a metodologia proposta é aplicada com seriedade e a análise é feita com precisão.