História


Colonos, colônias e colonizadoras: aspectos da territorialização

Download PDF

Organizadores
João Carlos Tedesco
Rosane Marcia Neumann

Ano: 2023
Páginas: 366
ISBN (PDF): 978-65-5607-038-4
ISBN (Impresso): 978-65-5607-041-4
Volume: 6
Palavras-chave: Colonização. Rio Grande do Sul. Migração. Colônias.

O volume VI da coletânea Colonos, colônias e colonizadoras: aspectos da territorialização agrária no Sul do Brasil tem como fio condutor a colonização particular, abrangendo as empresas de colonização – formadas por um proprietário ou sociedades limitadas, com sede no país ou exterior –; os seus empreendimentos coloniais – as colônias étnicas, confessionais, mistas e os seus sujeitos – os colonos, tanto imigrantes europeus e seus descendentes, quanto lavradores nacionais. No seu conjunto, os estudos analisam as especificidades dos diferentes projetos de imigração e colonização particulares implementados no Sul do Brasil, no decorrer do Império e República, e a configuração dessas colônias. Para dar conta da temática, os autores e autoras recorrem a abordagens teórico-metodológicas e fontes diversas, ressaltando a complexidade desse universo colonial e o potencial do tema proposto.


História regional em sala de aula

Download PDF ou Epub

Autora
Ironita P. Machado

Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 199
ISBN (PDF): 978-857515-861-6
ISBN (EPUB): 978-857515-863-0
Palavras-Chave: História, Rio Grande do Sul, práticas pedagógicas.
Coleção: Coleção Didática
Áreas do conhecimento: História

Este livro resulta de um projeto constituído com base na necessidade de redimensionar nossa prática pedagógica, tanto como professores de história como pesquisadores e formadores de docentes em nível superior. A Licenciatura em História é uma prática que se configura num processo constantede pensar e repensar, a partir das interações, das reflexões, das discussões e das divulgações constantes de ideias inerentes às aulas de história e à prática de pesquisa.

Nesse sentido, o caminho traçado à elaboração deste livro considera de forma central as questões que dizem respeito à história temática – história regional – o seu ensino, tendo como objetivo apresentar possibilidades metodológicas que auxiliem os colegas professores na elaboração de seus planejamentos e definição de suas práticas em sala de aula. Portanto, o livro didático que propomos direcionado aos professores como uma ferramenta de transposição do conhecimento histórico, direcionado ao aluno.

Os textos de reflexões teórico-metodológicas no ensino de história, os textos históricos e as atividades didático-pedagógicas estão configurados no presente livro em torno de problemáticas contemporâneas, mas, como reflexão introdutória abordaremos algumas questões referentes ao significado de estudar e de ensinar história.


Ensino de História: experiências na educação básica

Download PDF

Organizadores
Ironita P. Machado
Marcos Gerhardt
Douglas Orestes Franzen

Edição: 1
Ano: 2016
Páginas: 259
ISBN (PDF): 978-857515-984-2
Palavras-Chave: Educação básica, História - Estudo e ensino
Série: Série Didática
Áreas do conhecimento: História

Esta obra apresenta vivências refletidas, pesquisadas e socializadas que apontam as possibilidades de uma nova concepção e prática de formação docente. Defende que somos todos ensinantes-aprendentes na formação e na prática docente, dedicados ao ensino de história e comprometidos com as experiências na educação básica. Este livro, primando pela divulgação e troca de informações de estudos e de experiências docentes, promove a contextualização e a reflexão sobre os limites e as possibilidades da formação docente e do ensino de história, centra-se na apresentação e discussão da aprendizagem dos próprios métodos das diferentes disciplinas, áreas de estudo e de conteúdos como aspectos mutuamente inclusivos de uma mesma formação docente-professor-pesquisador de história: teoria e prática.

O objetivo que se propôs foi o de criar um espaço constitutivo de uma rede de conhecimento que, por sua vez, torne-se uma forma de reforçar a importância e a necessidade de introduzir mecanismos de integração da pesquisa com o ensino na formação docente reflexiva e nas práticas extensionistas pela reciprocidade de conhecimentos.