Ensino

Visita técnica leva acadêmicos de Direito da UPF para conhecer o presídio de Soledade

05/06/2019

11:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Conhecer a realidade do presídio de Soledade foi o que motivou a realização de uma visita técnica, pelos acadêmicos do curso de Direito da UPF Soledade, no dia 24 de maio. A turma do nível V foi acompanhada pela professora Dra. Josiane Petry Faria e, na oportunidade, arrecadou doações variadas, como alimentos, roupas, cobertas, armações de óculos de grau, dentre outros itens, para entregar aos detentos.

Para os acadêmicos, após a visita, foi possível perceber que a realidade interna é muito diferente da que imaginavam. “Há uma organização e um respeito recíproco entre os agentes penitenciários e os presidiários. Além disso, a boa conduta dos apenados é reconhecida por todos os funcionários do presídio”, cita a professora sobre a percepção dos participantes.

Durante a visita, os acadêmicos enfatizaram a importância da realização de projetos dentro da casa prisional aos reclusos, tais como cursos profissionalizantes que são oferecidos. “Outro passo importante foi com a implantação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, conhecida também como a escola, inaugurada em abril de 2018, pois acreditam na educação”, esclareceu a professora.

OAB

Além da visita técnica ao presídio, a turma de acadêmicos também foi conhecer a OAB subseção Soledade. Na ocasião, foram recepcionados pelo presidente Bruno Borges Zortea e pelo secretário-geral Edilson Jr. dos Santos. Durante a visita, os advogados explicaram sobre as funções da OAB, a rotina do advogado, bem como sobre o funcionamento das Comissões.