Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
Instituto divulgou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça-feira, 2 de abril, os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Figurando mais uma vez entre as melhores do Brasil, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conquistou o conceito 4, de um total de 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia o desempenho de toda a instituição. O levantamento também trouxe, pela primeira vez, um olhar especial para as universidades comunitárias. Além disso, em 2023, a Universidade passou também pelo processo de recredenciamento, junto ao Ministério da Educação. A avaliação, que levou em consideração aspectos como planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura, conferiu à UPF o conceito 5, a nota máxima da avaliação.
Os dados apresentados tiveram como base três indicadores: Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos (IGC). Conforme o INEP, esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.
De um total de 2022 instituições avaliadas no Brasil, a UPF ocupa uma posição entre as 15% melhores do país. “Os resultados expressam que estamos avançando na qualidade, o que reflete o trabalho contínuo e coletivo de toda a comunidade UPF. Mantemos firme o propósito de entregar valor aos nossos públicos, que anseiam e merecem excelência, diante de uma sociedade que exige profissionais cada vez mais preparados”, destacou a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin.
O ineditismo do INEP em apresentar os resultados das comunitárias foi motivo de comemoração para a reitora. “Esse olhar é resultado da nossa insistência, porque nós queríamos ser vistos como comunitárias, entendendo que somos diferentes e que temos um diferencial de qualidade, o que ficou evidente nas avaliações”, observou.
Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagrande, o Enade é uma importante ferramenta de avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e, mais uma vez, os cursos da UPF se destacaram, alcançando índices que demonstram a qualidade da formação e o empenho de toda a comunidade acadêmica na busca da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.
Conforme Casagranda, o crescimento do conceito contínuo do IGC é fruto do trabalho árduo e dedicado de toda a comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, funcionários e gestores, que juntos buscam o aprimoramento das práticas educacionais e o fortalecimento da nossa instituição como referência de qualidade no cenário educacional. Ele ressalta que, nesta edição, foi possível observar novamente a importância da pós-graduação, cuja avaliação constitui a composição da nota do IGC. “A manutenção de excelentes índices de avaliação, assim como o aumento dos conceitos de nossos programas de pós-graduação stricto sensu, conforme atestado na última avaliação quadrienal da Capes, contribuíram para a progressão do conceito contínuo do IGC, resultado que confirma que o investimento na pós-graduação é escolha assertiva e traz resultados para além dos próprios programas. Os excelentes resultados alcançados reforçam nosso comprometimento em oferecer uma formação de excelência à comunidade”, pontuou.
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