Extensão

Cátedra Unesco: A cidade educa e transforma

03/03/2023

13:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A UPF, membro fundador do Programa, esteve presente no lançamento realizado em Lisboa

Lançada oficialmente na terça-feira, 28 de fevereiro, a Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET). Liderada pelo ISEC Lisboa, a rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, e tem entre seus membros fundadores a Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Aprovada pela UNESCO, a Cátedra, tem entre os principais eixos a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS; a investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias; a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea; e a cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

De acordo com a professora Dra. Adriana Bragagnolo, na UPF, haverá o desenvolvimento do trabalho a partir do envolvimento do ensino, pesquisa e extensão. “A proposta surgiu de um processo que foi se constituindo de diálogos entre universidades que apoiam e pensam nas cidades enquanto espaços de educação. A UPF está envolvida desde o início das discussões e da proposta, em meados de 2020.  Agora, após o lançamento, o grupo segue reunido em Lisboa, realizando o planejamento do projeto geral, no qual está envolvido o plano de ação e todos os desdobramentos dos próximos quatro anos”, explica.

Adriana lembra que na UPF já existem ações que vão se articular com o grande projeto, como, por exemplo, o projeto UniverCidade Educadora nas ações formativas acerca da temática com municípios da região e também com projetos integrados, especialmente na perspectiva de infância e cidade.

A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores:

Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, Lisboa, Portugal
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil
Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil
Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil
Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil
FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil
Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil
Fundação Anísio Teixeira, Brasil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil