Extensão

IX Semana do Conhecimento: interação, vivências e aprendizados

05/10/2022

15:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Com quase mil trabalhos inscritos e dois mil participantes, o evento movimentou estudantes e professores de forma presencial e on-line

Foram quase mil trabalhos inscritos na Mostra da Iniciação Científica, Mostra de Extensão e Mostra de Pós-Graduação, eventos que integraram a IX Semana do Conhecimento. A movimentação contou com quase dois mil participantes, consolidando a Semana como um espaço de troca de experiências, aprendizados integrados e a vivência das possibilidades oportunizadas pela Universidade.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Dra. Ana Carolina De Marchi, o modelo híbrido foi fundamental para dar maior visibilidade às ações, uma vez que permitiu um alcance ampliado, sobretudo com a participação remota de estudantes de fora da UPF. “As sessões de apresentação dos trabalhos CNPq e Fapergs contaram com alta participação da comunidade acadêmica, sendo um fator destacado pelos avaliadores. Momentos presenciais como, por exemplo, apresentação dos resultados dos bolsistas Pibic e Paidex Jr., que reuniram mais de 300 alunos do ensino médio, são igualmente importantes, pois se configuram como espaço de troca de experiências e incentivam futuros novos pesquisadores”, observou a professora.

Semana do Conhecimento em números

- Inscritos (autores) – 862
- Trabalhos inscritos – 889
    - Mostra de Iniciação Científica – 469
    - Mostra de Extensão – 254
    - Mostra de Pós-Graduação – 158
- Sessões de apresentação de trabalhos – 95
- Ouvintes circulando nas atividades – 1927
- Mesa redonda (Educação científica e protagonismo acadêmico no ensino superior) - 1
- Exposições - 2
- Open House - 1
- Momento Pibic/Paidex - 1
- Cafés do Conhecimento – 7
- Diálogos do Conhecimento – 14
- Oficinas do Conhecimento – 28

Para De Marchi, a cada ano, a coordenação busca apresentar elementos inovadores, oferecendo aos inscritos, sejam professores ou estudantes, da UPF ou de instituições parceiras, espaços de formação, colaboração e crescimento. “Os resultados avaliados pela comissão organizadora são pontualmente analisados. Continuaremos incentivando as trocas entre graduação e pós-graduação; pesquisa e extensão; e a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, além da condução de sessões dentro dos espaços das aulas”, destacou.