Perguntas frequentes

1) Quais as modalidades de participação na Semana do Conhecimento?

A Semana do Conhecimento conta com duas modalidades de participação:

Apresentação de Trabalhos (submissão e apresentação de resumo expandido) e Ouvintes.


2) Quem pode submeter e apresentar trabalhos?

A submissão de trabalhos (resumo expandido) deve ser realizada por alunos/as da UPF e de outras instituições de ensino superior. A participação de professores se dará somente como orientadores ou coautores, não sendo necessário a inscrição no sistema.


3) Quem pode participar como ouvinte?

A participação como ouvinte é aberta para o público em geral, abrangendo a comunidade interna e externa.


4) Quem receberá certificado?

Os certificados serão emitidos para:

a) inscritos na modalidade de apresentação de trabalhos mediante aprovação e apresentação do trabalho;

b) inscritos na modalidade ouvintes mediante inscrição e participação em atividades da VIII Semana do Conhecimento.

 

Os certificados serão disponibilizados via plataforma CONFERENCE (online).


5) O que é resumo expandido?

Entende-se por resumo o documento de atividades de pesquisa ou de extensão cujas ideias e significados podem ser entendidos no menor tempo possível. Escrever um resumo requer sutileza e deve incluir objetivos, metodologia, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados no documento, e deve ser divulgado para a comunidade acadêmica.


6) O que é relato de caso?

Para Parente (2010), o relato de caso é uma descrição detalhada do caso real de pesquisa ou de extensão, que contém características importantes sobre os sinais físicos, sintomas e outras características do sujeito de estudo, e relata os procedimentos técnicos utilizados e o resultado final do caso. Usualmente mais utilizado na área da saúde, medicina veterinária, o relato descreve um trabalho (pesquisa ou extensão) realizado com um animal, uma pessoa, ou em uma empresa, ou em uma escola. É um caso específico.


7) O que é relato de experiência?

O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe faz de uma vivência profissional que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para contribuir de forma relevante para sua atuação profissional.


8) Fiz um Trabalho de Conclusão de Curso em 2020, posso submeter para a VIII Semana do Conhecimento?

Sim, pode. Desde que o trabalho tenha sido apresentado até o final do segundo semestre de 2020, e tenha característica de pesquisa ou extensão, e o mesmo acontece para quem apresentou no primeiro semestre de 2021. 


09) Vão disponibilizar um modelo de word para preencher e enviar o resumo?

Não. A partir de 2021, com a utilização da plataforma CONFERENCE, o resumo deverá ser enviado por preenchimento de campos dentro da nova plataforma. 


10) O autor principal e os demais coautores deverão se inscrever para a Semana do Conhecimento?

Apenas o autor principal de inscreve para a Semana do Conhecimento, os demais poderão realizar a inscrição como ouvintes.


11) Posso fazer a apresentação do trabalho com os outros coautores? 

Na MIC apenas o autor principal faz a apresentação. Na MEX é importante que o autor principal faça a apresentação, mas caso não consiga apresentar, pode ser o coautor, e também tem a possibilidade dos dois realizarem a apresentação juntos na MEX. 


12) Ainda estou com dúvida, o que faço?

As informações gerais sobre o evento estão no site da Semana do Conhecimento, mas se suas dúvidas ainda não foram esclarecidas, entre em contato pelo e-mail semanadoconhecimento@upf.br