Normas para publicação
ORIENTAÇÕES PARA OS RESUMOS, COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES
RESUMO
Passos para submissão do resumo expandido:
- Efetue sua inscrição na plataforma CONFERENCE.
- A submissão de trabalho se dará por preenchimento de campos no novo sistema de inscrição da CONFERENCE. Complete as informações solicitadas e insira o anexo (figura) caso seja necessário para complementar seu trabalho. Só serão aceitos resumos expandidos que forem enviados preenchendo os campos do sistema da CONFERENCE.
- Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos em cada subevento.
- Cada trabalho poderá ter no máximo 6 autores, sendo 1 autor principal (o que se inscreve e submete o trabalho) e mais 5 coautores.
- Os resumos devem conter os seguintes elementos:
Introdução: deve introduzir o tema, demonstrar de que forma o trabalho se justifica e quais são seus objetivos. O limite é de 1.000 caracteres, com espaço.
Desenvolvimento: deve demonstrar quais foram os procedimentos metodológicos que ampararam a produção, evidenciar a metodologia utilizada, apresentar os resultados e realizar a discussão dos mesmos. O limite para este item é de até 3.000 caracteres com espaço.
Considerações finais/conclusão: devem apresentar as considerações finais ou conclusões do trabalho. O limite é de 400 caracteres, com espaço.
Referências bibliográficas: devem conter somente as referências citadas no resumo. O limite é de 750 caracteres, com espaço.
Anexos: podem conter figuras e/ou tabelas no formato JPG. O limite é de uma página.
Assista aqui uma oficina sobre a redação de resumos
Resumos que ultrapassarem os caracteres relacionados a cada item não serão aceitos.
COMUNICAÇÕES ORAIS
Buscando construir um evento que promova o diálogo com a realidade da comunidade, com a realidade social, com a integralização das práticas e a transversalidade de saberes, as comunicações orais poderão acontecer em:
a) Salas específicas de apresentação de trabalhos;
b) Salas de apresentação de trabalhos durante aulas de disciplinas específicas, que os professores se propuserem a participar; e
c) Salas de apresentação de trabalhos virtuais.
Os trabalhos serão distribuídos a partir das grandes áreas do conhecimento e divididos com o intuito de mesclar as mesmas.
- Os/as apresentadores/as terão até dez minutos por trabalho para realizar a comunicação.
- Na comunicação oral, o/a apresentador/a deve expressar os elementos básicos do resumo submetido, buscando responder às seguintes questões:
- Como esse trabalho teve início?
- A quem essa experiência interessa?
- Quais foram os resultados obtidos até o momento?
- De que forma essa experiência busca o desenvolvimento social, bem como a transformação da ciência e da realidade?
- Como esse trabalho relaciona-se a temática do evento: Educação Científica e o protagonismo acadêmico no ensino superior
Caso Deseje Utilizar Ppt Da Semana Do Conhecimento - Faça O Download Do Modelo Clique Aqui.
PÔSTER - SOMENTE PARA BOLSISTAS CNPq E FAPERGRS
A exigência do pôster é somente para os bolsistas CNPq e Fapergs.
Instruções para a preparação do Pôster (para bolsistas CNPq e Fapergs, período de setembro de 2021 a agosto de 2022):
a- Neste ano, a Semana do Conhecimento será hibrida, por esta razão o pôster deverá ser elaborado e enviado somente em formato eletrônico (.ppt) para o e-mail pesquisa@upf.br até dia 09 de setembro;
b- será aceito apenas um pôster por trabalho;
c- deverão constar na estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
d- caso o aluno seja bolsista de iniciação científica, é obrigatório indicar o programa a que está vinculado (Ex. Pibic-CNPq, Bic-Fapergs).
Para baixar o modelo de Pôster da Semana do Conhecimento - faça o download do modelo AQUI
ATENÇÃO: não haverá exposição física dos pôsteres, portanto não será necessária a impressão dos mesmos. O arquivo (power point) do pôster deverá ser enviado até o dia 09 de setembro para o e-mail pesquisa@upf.br. A exposição será online no site do evento.