Intercâmbios e inserção social

Extensão tecnológica e interação com setor produtivo

Extensão tecnológica e interação com setor produtivo

No que se refere à extensão tecnológica e a interação com o setor produtivo, o PPGCTA vem atuando na realização de cursos de extensão de curta duração, além de atividades técnicas de docentes. Esses cursos muitas vezes são promovidos em parcerias com empresas, ou endereçados para este público. Neste contexto, o PPGCTA desenvolveu os seguintes cursos de extensão:

  1. Rotinas de treinamento de julgadores em análise sensorial para a empresa Italac;

  2. Redação Técnica

  3. Produção de queijos

  4. Controle e operação de estação de tratamento de efluentes

  5. Mini-curso de queijos processados

  6. Alquimia da Percepção: Educação de Paladar e Alimentos Funcionais

  7. Rotulagem de alimentos

  8. Caracterização de partículas por difração a laser

  9. Armazenamento de grãos

  10. Química do grão em curso de moagem de trigo (2019)

  11. Química do grão em curso de moagem de trigo (2019)

  12. Química do grão em curso de moagem de trigo (2017)

  13. Curso Internacional de Tecnologia de Processamento de Farinha

 

Além disso, outros trabalhos de extensão tecnológica também foram realizados por docentes do PPGCTA, que envolveram assessoria técnica a empresas e atividades de extensão tecnológica, os quais são os seguintes:

  1. Tratamento de efluentes de indústria de balas

  2. Tratamento de efluentes, reúso e fertirrigação

  3. Desenvolvimento de protótipo para tratamento eletrolítico de efluentes

  4. Fornecer assessoria para questões de licenciamento ambiental

  5. Licenciamento ambiental

  6. Operação de Estação de Tratamento de Efluentes

  7. Processo de formulação, fabricação de derivados do leite, queijos e iogurtes, pasteurização do leite e pelas análises laboratoriais

  8. Readequação de Estação de Tratamento de Efluentes

  9. Relatório técnico de desempenho de Estação de Tratamento de Efluentes

  10. Fornecer assessoria para questões de licenciamento ambiental

  11. Licenciamento ambiental

  12. Operação de Estação de Tratamento de Efluentes

  13. Processo de formulação, fabricação de derivados do leite, queijos e iogurtes, pasteurização do leite e pelas análises laboratoriais

  14. Licenciamento ambiental

  15. Operação da Estação de Tratamento de Efluentes

  16. Processo de formulação, fabricação de derivados do leite, queijos, iogurtes, pasteurização do leite e pelas análises químicas e físico-químicas desenvolvidas no laboratório de controle de qualidade de matéria prima e produto final

  17. Produção e formulação de saneantes domissanitários

  18. Concurso de Vinhos Coloniais de Barra Funda (2019)

  19. Concurso de Vinhos Coloniais de Barra Funda (2018)

  20. Concurso de Vinhos Coloniais de Barra Funda (2017)

Neste contexto, observa-se o envolvimento de 9 docentes permanentes do PPGCTA em atividades de extensão universitária na comunidade local, regional e nacional.


 

Ações para o Desenvolvimento Tecnológico

Nesse eixo, a inserção do PPGCTA se dá em várias frentes:

  1. Bolsistas PQDT: Marcelo Hemkemeier e Vandré Brião estão em constante contato com empresas com propostas de interação e desenvolvimento de produtos e processos voltados para o setor industrial e de serviços; da mesma forma, os professores participaram e coordenaram diversos projetos de desenvolvimento tecnológico.

  2. Realização de Cursos de treinamento para as empresas e comunidade, conforme relatado no item 3.2.5.

 

Parcerias com Universidades nacionais: os docentes do PPGCTA têm participado e firmado acordos de cooperação com diversas instituições nacionais, dando visibilidade ao Programa, a saber: Embrapa Trigo (Passo Fundo), URI (Erechim-RS), UFFS (Erechim-RS), UFSM (Santa Maria-RS), FURG (Rio Grande-RS), UFPel (Pelotas - RS), UCS (Caxias do Sul-RS), PUC-RS (Porto Alegre-RS), UFRGS (Porto Alegre-RS), UNIARP (Caçador-SC), UERGS (Três Passos-RS), UFTPR (Medianeira-PR), UNB (Brasília-DF). Essas parcerias constituem de pesquisas, colaboração laboratorial, que em muitos casos desencadearam projetos aprovados em editais de financiamento de pesquisas e publicações conjuntas.

 

Interação com ensino médio e fundamental

O envolvimento do PPGCTA com o ensino médio foi realizado em eixos, conforme abaixo, com envolvimento de sete docentes.

  1. Programa PIBIC Júnior: Programa institucional da Universidade de Passo Fundo, tem o objetivo de integrar alunos do Ensino Médio Integrado da UPF com a graduação e a pós-graduação, desenvolvendo trabalhos de iniciação científica junto a grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação. Os alunos do ensino médio devem dispor de 8 horas semanais para tal realizarem atividades junto aos mestrandos do PPGCTA. Os docentes Vandré Brião, Luciane Colla, Luiz Carlos Gutkoski e Telma Elita Bertolin orientaram alunos (exceto em 2020 em virtude da pandemia), totalizando nove alunos que vivenciaram atividades de pesquisa.

  2. Programa Interação UPF: O programa Interação UPF (https://www.upf.br/interacao) objetiva mostrar as profissões para alunos do ensino médio, trazendo-os em um dia até o campus universitário. Nesse programa, os alunos são divididos em grupos e fazem um sistema de rodízio nas diversas profissões e áreas do conhecimento. No período de 2017 a 2019, os alunos do PPGCTA participaram do Interação UPF, recebendo cerca de 600 alunos por ano. Os mestrandos organizavam experimentos demonstrativos, produção de queijos, aulas rápidas para interagir com os alunos do ensino médio. Em 2020, essa interação foi virtual, e experimentos foram demonstrados online para os participantes. Os docentes envolvidos foram os professores Marcelo Hemkemeier, Luciane Maria Colla, Christian de Oliveira Reinehr, Jeferson Steffanello Piccin, Luiz Carlos Gutkoski e Vandré Barbosa Brião.

  3. Projeto Semear: Programa desenvolvido em 2019 pela Universidade de Passo Fundo, em que cursos e áreas do conhecimento desenvolviam atividades interativas dentro das escolas. Essa atividade promoveu a interação entre graduação (Engenharia de Alimentos), pós-graduação (PPGCTA) e o ensino médio. Os mestrandos do PPGCTA organizavam aulas interativas de eletrólise, coagulação da caseína do leite e descolaração de compostos bioativos com alunos do ensino médio e fundamental, despertando a curiosidade para disciplinas como química e física. O PPGCTA participou da atividade em 4 grandes escolas de Passo Fundo. Os docentes foram Christian Oliveira Reinehr, Telma Elita Bertolin, Vandré Barbosa Brião e Jefferson Stefanello Piccin.

  4. Atividades de interação direta com escolas: atividade transversal realizada em 2018 e 2019, em que escolas fundamentais (até 5º série) eram convidadas para irem à Universidade conhecer os alimentos. Eram preparadas atividades de recepção para os futuros engenheiros e cientistas de alimentos, em que eles faziam microscopia de alimentos, conheciam as profissões, produziam produtos alimentícios e conheciam a estrutura da universidade. Em 2018 foram cinco escolas em 2018 e três escolas em 2019. Em 2020, em virtude da pandemia, as atividades de interação com as escolas foram reduzidas.

    1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, de Passo Fundo, em 26 de setembro de 2018: https://www.upf.br/noticia/estudantes-da-rede-municipal-visitam-oscursos-de-engenharia-de-alimentos-e-engenharia-quimica

    2. Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, em 11 de agosto, através de palestra ministrada pela profa. Dra. Luciane Maria Colla (https://www.upf.br/noticia/professora-da-upf-fala-sobre-ciencia-em-escolamunicipal?fbclid=IwAR22azbn4nKj6SJhOqll0G1a5M90zeIK3iOHC9LDH4JdULy1WbFwhU9zgq8)

    3. Outras escolas municipais que visitaram os Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química em 2018 foram: Eloy Pinheiro Machado e Ernesto Tochetto, além dos estudantes do Curso Pré Vestibular Garra.

    4. Visita de estudantes do Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora da Glória, de Carazinho. A turma, composta por crianças de 9 e 10 anos, conheceu o processo de produção de queijo e iogurte e teve a oportunidade de degustar os produtos. Foram recebidos pelos Professores Vandré Brião e Luciane Colla, no dia 10 de julho de 2019. (https://www.upf.br/noticia/estudantesde-escola-de-carazinho-visitam-o-curso-de-engenharia-de-alimentos).

    5. Visita de estudantes do Colégio Tiradentes, alunos do terceiro ano do ensino médio aos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, recebidos pela professora Luciane Maria Colla e mestrandos do PPGCTA, no dia 5 de novembro de 2019.

  5. Palestras com alunos do ensino médio: Ao longo do quadriênio foram realizadas diversas palestras junto a escolas sobre alimentos, nutrientes, e saudabilidade. Essas palestras objetivam a interação com as escolas e a difusão da profissão do engenheiro de alimentos. Os professores Luciane Maria Colla, Marcelo Hemkemeier, Jeferson Steffanello Piccin, Aline Dettmer, Vandré Barbosa Brião participaram dessas atividades. As palestras sobre as profissões foram realizadas nos colégios Tiradentes e Bom Conselho, da cidade de Passo Fundo. A palestra “Importância de Falar sobre Ciência Sempre”, foi ministrada para os estudantes do ensino médio do Integrado UPF.