Vestibular

Vestibular UPF: diagnóstico por imagem é área em ascensão na Medicina Veterinária

08/11/2022

13:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Tainá Binelo

Egressa da UPF, a médica veterinária Taiane Carnevalli realiza, em média, 130 exames de ultrassonografia por mês, além de laudos radiográficos

Quando seu pet precisa de um ultrassom, é o rosto da Taiane Carnevalli que ele vê. Todos os dias, a médica veterinária realiza dezenas de exames e diagnósticos por imagem no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (HV/UPF). Apesar de ainda pouco conhecida, ou escolhida pelos futuros profissionais da área, o diagnóstico por imagem em animais é uma carreira em plena ascensão. Só no HV, são, em média, 130 exames de ultrassonografia por mês, além dos laudos radiográficos, número que gira em torno disso também.

E, ao contrário do que pode parecer, Taiane não caiu de paraquedas nessa função. Egressa do curso de Medicina Veterinária da UPF, teve seu primeiro contato com o diagnóstico por imagem ainda durante a graduação. “Tudo começou no quinto semestre da faculdade, quando conheci a área e comecei a me interessar, via a professora falando, e o amor que ela empunhava nas aulas que dava. Além disso, havia começado a fazer estágio na área e ela sempre me ensinou e me estimulou muito a apreciar essa área”, conta. 

Após concluir a graduação, em 2008, a médica veterinária buscou se especializar na área: realizou uma residência em diagnóstico por imagem e, depois, ingressou no mestrado. “Com a experiência do mestrado, notei que não queria ingressar na carreira docente, então desisti do doutorado e comecei a atuar especificamente na área de diagnóstico por imagem”, explica. Hoje, Taiane realiza exames/laudos de ultrassonografia abdominal e laudos radiográficos, atuando exclusivamente nessas áreas. Mas conta que ainda tem interesse em começar a se especializar em tomografia computadorizada também.

Ao contrário dos médicos veterinários que atendem em clínicas, o trabalho de Taiane é pouco visto pelos tutores. No entanto, ela garante que o diagnóstico por imagem é uma área que está em plena ascensão. “Existe uma demanda muito grande hoje em dia, é um exame complementar de extrema importância na rotina clínica, tanto para diagnóstico como complementar a ele”, destaca. Não à toa, lá em 2008, Taiane foi pioneira: foi a primeira estudante das 14 turmas formadas até então, que saía da graduação para se especializar em uma área tão específica e que não era tão conhecida no Rio Grande do Sul. “Fui a São Paulo realizar meu estágio curricular. Todo mundo dizia que eu era louca, porque era uma área muito específica e que para se difundir iria demorar alguns anos, porém sempre fui teimosa e insisti. Agradeço muito à imagem, sou muito feliz e realizada na área que atuo”, ressalta. 

“Sempre tive o sonho de ser veterinária”
Taiane sempre sonhou em ser médica veterinária. “Quando era pequena, tinha muito problema de bronquite, vivia em hospital, e lembro que quando dava alta, pedia para as enfermeiras os frascos, ‘equipos’ e seringas vazias para eu brincar de veterinária em casa. Chegava em casa e colocava os bichinhos de pelúcia no soro e ‘medicava’ eles”, lembra. 

E assim como milhares de estudantes, foi na UPF que ela escolheu realizar esse sonho. “Minha formação foi muito boa, tive profissionais e professores excelentes, que sempre me incentivaram e proporcionaram muita experiência prática durante a graduação”, pontua. 

Hoje, feliz na profissão que escolheu, ela dá dicas para quem está iniciando sua trajetória acadêmica: 

- Analise o mercado de trabalho no curso que você está pensando/focado a entrar;
- Identifique seus interesses e preferências dentro do seu curso;
- Frequente as aulas, questione e acompanhe os professores;
- Estude, faça semanas acadêmicas,congressos, participe de eventos relacionados à sua área de interesse;
- Espelhe-se com bons profissionais.

Vestibular de Verão 2022
E você, já sabe quem você quer ser? O Vestibular de Verão 2022 da UPF está com inscrições abertas e pode ajudar você nisso. Com mais de 50 opções de cursos presenciais, além de oito na modalidade híbrida, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas para ingressar na instituição de ensino: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem. Conheça as opções disponíveis na estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, no link