Vestibular

Já imaginou quem você quer ser? Ingresso UPF está com inscrições abertas

10/10/2022

07:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Candidatos podem escolher entre 48 cursos de graduação presenciais, além de oito cursos na modalidade híbrida. Prova presencial ocorre no dia 26 de novembro

Da infância até o final da adolescência, existe uma pergunta que é feita para todo mundo: já imaginou quem você quer ser? A resposta pode estar na Universidade de Passo Fundo (UPF) que abre, nesta segunda-feira, 10 de outubro, as inscrições para seu processo seletivo de verão no site upf.br/ingresso. Para ingressar na Instituição, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem

São, ao todo, 48 cursos de graduação presenciais, além de oito cursos híbridos, que serão oferecidos no primeiro semestre de 2023 em Passo Fundo e também na estrutura multicampi, nos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A novidade é o curso de licenciatura em Ciências da Natureza, com foco na formação de professores habilitados a atuar no ensino da disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, assim como com as disciplinas de Física, Química e Biologia no Ensino Médio.  

 

Conheça cada uma das formas de ingresso: 

Prova de redação presencial

Neste ano, a prova presencial de redação está marcada para o dia 26 de novembro, a partir das 14h, no Campus I, em Passo Fundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de novembro pelo site do Ingresso

Prova de redação on-line

Quem preferir, poderá realizar a prova de redação de forma on-line. As inscrições e a prova devem ser feitas pelo site upf.br/ingresso. Caso necessite, o estudante poderá utilizar os laboratórios da estrutura multicampi da Universidade mediante agendamento prévio pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220. 

Nota de redação do Enem

Os candidatos que desejarem, poderão ainda aproveitar a nota de redação do Enem a partir do ano de 2010. Para isso, deverá informar no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar neste processo seletivo. 

Medicina
Assim como nos anos anteriores, o processo seletivo para o curso de Medicina é um pouco diferente. Neste caso, os estudantes têm apenas duas formas de seleção: prova presencial ou média do Enem. A prova presencial para o curso de Medicina também ocorre no dia 26 de novembro, às 14h, no Campus I, em Passo Fundo. A prova é composta  por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.

Confira aqui as leituras obrigatórias para a prova presencial

Ainda, o estudante pode optar por utilizar a média do Enem obtida em um dos últimos dois anos (2020 ou 2021). Neste caso, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à média que pretende utilizar neste processo seletivo. 

Para ambas as formas de seleção, as inscrições devem ser realizadas pelo site upf.br/ingresso, até o dia 22 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa de R$200,00. 

Cursos híbridos
Além dos cursos presenciais, a Universidade oferece também oito cursos de graduação na modalidade híbrida, com aulas on-line e algumas atividades presenciais. Neste ano, são oferecidos os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Pedagogia e Serviço Social. A novidade são os cursos de Língua Espanhola, voltados para quem já têm uma licenciatura tanto em áreas afins, quanto áreas não afins. Os cursos híbridos também são oferecidos em toda a estrutura multicampi, que contempla os municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. 

Bolsas e financiamentos
Para facilitar o acesso ao Ensino Superior, a Universidade oferece uma série de bolsas e financiamentos, como, por exemplo, Prouni, Desconto Diplomados, Crédito Universitário Banrisul e Pravaler. Há ainda, o programa Recomeçar Plus, que oferece desconto de 50% nas mensalidades para candidatos com mais de 35 anos.

Todas as possibilidades estão disponíveis no site.