V Meduc UPF debate a pesquisa em educação e a profissão docente
20/10/2023
09:40
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Ao longo de três dias, evento coloca em diálogo a práxis pedagógica em perspectiva; participam da atividade representantes de 12 estados brasileiros
Debater as pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos e problematizar os desafios ligados à educação. Esses são alguns dos objetivos da V Mostra de Pesquisa em Educação da Universidade de Passo Fundo (Meduc/UPF), que reúne pesquisadores nacionais e internacionais desde quarta-feira, 18 de outubro. Com o tema “Pesquisa em educação e profissão docente: a práxis pedagógica em perspectiva”, o evento segue com a programação até esta sexta-feira (20).
A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado ao Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) da UPF. As conferências, mesas de discussão e demais atividades do evento ocorrem no formato híbrido. A abertura oficial ocorreu na noite dessa quarta-feira (18). A doutoranda Caroline Maria Ghiggi, representante da coordenação geral, destacou a construção coletiva da atividade. “A contribuição de cada envolvido resultou em um evento democrático que aborda o tema da profissão docente em diversas perspectivas. Temos mais de 200 pessoas inscritas, 80 comunicações orais, 71 relatos de experiências pedagógicas significativas, com representantes de 82 cidades e 12 estados brasileiros. Desejamos que seja um momento intenso de formação e de convívio para todos nós”, comentou.
A Coordenadora do PPGEdu, professora Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa, mencionou o papel formativo da Meduc, destacando o protagonismo dos mestrandos e doutorandos, que pensaram, organizaram e executaram o evento. “É uma oportunidade de vocês participarem das mesas redondas, das conferências, com reconhecidos pesquisadores da área de educação e trazer a sua pesquisa que está em andamento para debate”, disse.
O diretor do IHCEC, Dr. Luiz Marcelo Darroz fez um agradecimento a todos os envolvidos, em especial à comissão organizadora. “Há mais de meio século, a Universidade atua na formação de professores, transformando a nossa cidade, a nossa região, o nosso estado e agora com a alcance nacional e internacional. É uma atuação que se concretiza em momentos como estes, em que a prática docente se coloca à prova na reflexão em números, anseios, projetos, sonhos, pesquisas. Os números de inscritos refletem aquilo que convivemos diariamente aqui: a busca incessante por um ensino de qualidade”, afirmou o diretor.
Representando a pró-reitoria acadêmica, o professor Dr. Miguel da Silva Rossetto fez questão de lembrar que fez parte da comissão organizadora da primeira edição da Meduc, quando era acadêmico do PPGEdu, em 2015. “Quando o professor Edison me pediu para representá-lo aqui nesse evento, fiquei muito feliz porque eu guardo a Meduc com muito carinho. É um momento de prestígio, de valorização do que nós fizemos coletivamente e individualmente. A gente sabe que tem muito esforço individual para desenvolver uma pesquisa, muita dedicação, disciplina e também uma disposição para construir coletivamente. Temos um número muito significativo de grupos de pesquisa, que se encontram sistematicamente, que investigam, que levam a sério, que participam e que transformam isso tudo em saber, sempre na perspectiva de qualificação docente”, frisou.
A práxis pedagógica em perspectiva
A conferência de abertura, com o tema “Pesquisa em educação e profissão docente: a práxis pedagógica em perspectiva”, teve como convidada a professora Dra. Bernadete Gatti, da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). O professor Dr. Claudio Dalbosco (UPF) participou como comentador e a mediação foi realizada pela doutoranda da UPF, Daniela De David Araújo.
Bernadete comentou que o campo da pesquisa científica contribui para a formação de professores assim como a formação de professores está ligada com a formação de um pesquisador. “Precisamos pensar que vamos formar uma pessoa que vai interagir e dialogar com as novas gerações. Então, essa formação não pode ser genérica, é necessário constituir em cada momento da formação uma filosofia educacional, que permita fazer uma reflexão das práticas, atuando com compromisso e ética social. Isso é práxis”, destacou a professora.
De acordo com ela, essa uma palavra pequena, mas que tem implicações muito fortes. “A práxis é uma descoberta em profundidade. Diz respeito a um compromisso de que estou lidando com o conhecimento e isso implica que eu não faça só um trabalho de aprendizagem a nível cognitivo, mas que eu estenda esse trabalho para a constituição de valores e atitudes. Hoje é isso que se exige de um professor. Nós formamos as novas gerações e precisamos estar preparados para avançar com os novos tempos e os novos conhecimentos. A ciência não para, ela desenvolve não só novos conhecimentos, mas também novas formas de pensar as realidades”, pontuou Bernadete.
A programação da V Meduc segue de maneira presencial nesta sexta-feira (20). Confira:
20/10 - Sexta-feira
Auditório do PPGEDU/UPF - prédio D3, com transmissão
8h30min - Abertura e apresentação cultural (participação de Gabriela Dalbosco)
9h - Mesa de Discussão 3 - Tema: O apagão docente e os desafios para a ressignificação da profissão. Palestrantes: Profa. Dra. Rosimar Esquinsani (UPF), Prof. Dr. Roberto Silva (Unisinos), Prof. Dr. Eldon Henrique Mühl (UPF). Mediação: Doutorando Marcelo Nolli (UPF)
11h - Atividade especial IHCEC
12h - Almoço
Sugestão: Centro de Convivência UPF
13h30min - Relato de intercâmbio acadêmico
Apresentação: Doutoranda Luciana Rizzi (UPF)
14h - Mesa de Discussão 4 - Tema: Educação, formação e saúde - investigações interconectadas pelo cuidado nas relações humanas. Palestrantes: Prof. Dr. Francisco C. Santos Filho (PROJETO / UPF), Profa. Dra Maria Livia Tourinho Moretto (USP), Dra. Renata Maraschin (UPF). Mediação: Doutoranda Luciana Rizzi (UPF)
16h - Conferência final - Tema: Juventude e formação: a ação docente como propulsora do pensamento crítico-reflexivo. Convidado: Prof. Dr. Christian Dunker (USP), comentador: Prof. Dr. Angelo Cenci (UPF), mediação: Doutoranda Luciana Oltramari Cezar (UPF)
18h - Lançamento de livros
19h - Coquetel
Exposições presenciais:
Para não dizer que não falei das flores – Prof. Dr. Telmo Marcon (PPGEdu)
"Era o meu porto seguro: vozes de adultos na escola" – Profa. Dra. Patrícia Valério (PPGL)
Saiba mais sobre o Meduc em: https://www.upf.br/meduc.
Notícias relacionadas