Universidade

UPF tem laboratório habilitado para diagnóstico do mormo pelo método ELISA

19/06/2020

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Laboratório de Diagnóstico Veterinário já realizava diagnóstico por meio da Fixação do Complemento e foi habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realização do teste pelo método ELISA

O Laboratório de Diagnóstico Veterinário (LDV) da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização de diagnóstico do mormo em equinos por meio do método ELISA. O LDV já atuava no diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina desde o ano de 1999 e implementou o diagnóstico do Mormo, pelo teste de Fixação do Complemento, no ano de 2018.

Os testes de Mormo já estavam sendo realizados sob responsabilidade da Médica Veterinária Dra. Priscila Secchi. De acordo com ela, o teste de Fixação de Complemento é extremamente laborioso e, de certa forma, arcaico, principalmente face às novas tecnologias disponíveis para o diagnóstico de doenças infectocontagiosas. Recentemente, em função do desenvolvimento e disponibilidade comercial de um teste de diagnóstico enzimático (ELISA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou o uso do método para diagnóstico do Mormo em equinos para trânsito nacional e manteve o diagnóstico por meio da Fixação do Complemento somente para trânsito internacional de equídeos.

Dessa forma, o LDV da UPF, visando atender as demandas regionais de diagnóstico em doenças de equinos, buscou a acreditação junto ao INMETRO para a realização do teste de ELISA para diagnóstico do Mormo, o qual foi concedido ainda em 2019 e homologado pelo Ministério da Agricultura em 16 de junho de 2020. Estão aptos a realizar os testes o Prof. Dr. Luiz Carlos Kreutz, responsável técnico pelo LDV, e a Dra. Priscila Secchi, responsável substituta. De acordo com o Prof. Kreutz, o método de ELISA torna o diagnóstico mais assertivo e menos laborioso e representa um ganho significativo para a instituição e também para todos os criadores e profissionais envolvidos com a equideocultura.

O Mormo

O Mormo é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria denominada de Burkholderia mallei e afeta equídeos (cavalos, jumentos e mulas) e humanos, constituindo-se, portanto, em uma importante zoonose. A doença, velha conhecida entre as cavalarias do exército, foi reconhecida no Brasil em 1811 e desde então acometeu equídeos em diversas regiões, principalmente Norte e Nordeste. Nos anos de 1908 e 1909 ocorreram epidemias nos equinos do exército o que suscitou a criação da primeira escola de Medicina Veterinária no Brasil, e medidas de combate e prevenção foram instituídas.

A doença regrediu e na década de 1960 foi considerada extinta no território nacional. No entanto, a doença ressurgiu e foi diagnosticada novamente no Nordeste Brasileiro nos anos de 1999 e 2000 e, a partir destes surtos, disseminou-se pelas demais regiões. O diagnóstico do Mormo tornou-se obrigatório para todos os animais em trânsito.

Desde a implantação do diagnóstico do Mormo em 2018, já foram realizados no LDV mais de 6 mil exames de diagnóstico do Mormo. E, em relação a Anemia Infecciosa Equina, já foram realizados mais de 54 mil diagnósticos. O LDV atende mais de 100 veterinários em toda a região norte do Rio Grande do Sul e se constitui em um centro de excelência na prestação de serviços na área de sanidade equina.

Serviço

Para a realização dos exames é necessário que sejam solicitados por médico veterinário habilitado junto ao Mapa para fazer a coleta e requisição. É preciso preencher as requisições necessárias no site do Hospital Veterinário http://www.hospitalveterinario.upf.br/index.php/laboratorio-de-virologia e entregar juntamente com a amostra. Ambos os exames de diagnóstico de anemia e Mormo equino são necessários para a obtenção da guia de transporte animal, tanto para participação de eventos ou transporte de um local para outro. Ainda, para a obtenção a guia é necessário que os testes tenham resultado negativo.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3316-8163.