Geral

UPF sedia Olimpíadas de Química do RS

08/10/2019

19:08

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, no último sábado, dia 5 de outubro, as Olimpíadas de Química do RS. Em Passo Fundo, o evento foi organizado e sediado pelos cursos de Química Bacharelado e Licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). O evento envolveu os professores e acadêmicos dos cursos que interagiram com os estudantes das escolas.

Os estudantes das escolas de Passo Fundo e região participantes das Olimpíadas responderam as provas correspondentes às suas séries do Ensino Médio, nas modalidades EM1, EM2 e EM3.
A competição proporcionou momentos de interação sobre conhecimento químico e os desafios da ciência. Na oportunidade, os acadêmicos dos cursos de Química B e L também realizaram atividades experimentais promovendo a curiosidade científica dos participantes.

O que é a Olimpíada?
É uma competição anual voltada para estudantes talentosos em Química de instituições de Ensino Básico. Ela é administrada pela Associação Brasileira de Química do Rio Grande do Sul e pelo Instituto de Química da UFRGS. É um programa destinado a estudantes com interesse em Química por meio da criatividade de resolver problemas. Promove o intercâmbio entre professores, estudantes, pesquisadores e curiosos da área que promovem uma troca de experiências de forma holística e, com isso, despertam o interesse nos jovens para formação na área.

Ao estimular o estudo e o ensino de Química, a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul contribui na construção de um modelo de sociedade, cujos princípios estão para além dos métodos e técnicas, pois busca caminhos para agregar qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental, além de implementar a Inovação Tecnológica e a consciência científica, no vínculo da Teoria com a Prática.

Mais informações sobre a Olímpiada podem ser obtidas por meio do site https://abqrs.com.br/olimpiada-de-quimica/