Geral

UPF sedia audiência pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor

22/10/2018

17:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) promove, a partir das 13h30min, no dia 30 de novembro, audiência pública sobre os “Impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor”. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I. 

A UPF é apoiadora do FGCIA. O objetivo da audiência pública é de informar, coletar informações, receber denúncias e propor encaminhamentos a respeito do impacto do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidores nos municípios da região. 

De acordo com a representante da UPF no FGCIA, professora Dra. Cláudia Petry, as audiências públicas do Fórum se realizam no interior do estado, alternando cidades, permitindo que pessoas de todo o estado possam participar e se manifestar. “Toda a documentação gerada nessas audiências públicas permitem enriquecer os dados do FGCIA”, explicou.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor do Departamento de Química da UFSM, Dr. Renato Zanella, que abordará o tema “A importância do controle de agrotóxicos nos alimentos e no meio ambiente”.  

A audiência é aberta ao público e não demanda inscrição prévia. Segundo a professora Cláudia, há diversos estudos que apontam que os agrotóxicos têm prejudicado a saúde da população, por isso a importância de se discutir o assunto.  “Há muitas questões que merecem ser esclarecidas, sobretudo a necessidade da notificação por intoxicação por agrotóxicos, sempre surgindo questões regionais. Por isso, as audiências públicas têm uma importância no esclarecimento à população e auxiliam na tomada de decisão pelos órgãos públicos visando sempre proteger a população”, informou.

Sobre o Fórum 
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos constitui-se em um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público.

Confira aqui o edital do evento. 

Confira a programação:
13h30min- Registro de presença e identificação.
14h - Abertura do evento – a Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
14h15min - Palestra do professor Dr. Renato Zanella, do Departamento de Química da UFSM: “A importância do controle de agrotóxicos nos alimentos e no meio ambiente”.
15h15min – Momento em que será oportunizada a palavra a pessoas físicas, representantes de entidades públicas ou privadas e movimentos sociais organizados, inscritos até o dia 28 de novembro de 2018 por meio do e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br, observado o limite de 12 (doze) inscrições e cinco minutos para cada intervenção.
16h15min- Será assegurada a palavra aos presentes à audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de 20 (vinte) inscrições e três minutos por intervenção.
17h30min – Encaminhamentos e encerramento do evento.