UPF ressalta o impacto da pesquisa com a diplomação de novos mestres e doutores
01/12/2025
11:40
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
78 egressos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade participaram de cerimônia que marcou a conclusão de mais uma etapa acadêmica
Gerar evidências, soluções, tecnologias, teorias e práticas que possam ser apropriadas por comunidades, governos, empresas e organizações. Esse foi o resultado das pesquisas desenvolvidas pelos 78 novos mestres e doutores diplomados pela Universidade de Passo Fundo (UPF) na última sexta-feira, 28 de novembro. A cerimônia, realizada no Centro de Eventos, reuniu pesquisadores, orientadores e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Instituição, além de familiares, para celebrar como cada pesquisa impacta a sociedade.
Com quase 30 anos de pós-graduação Stricto Sensu, as pesquisas acadêmicas desenvolvidas dentro da Universidade contribuem diretamente para o desenvolvimento da educação, da saúde, da economia e da cultura na região e no país. Mais do que uma formação voltada à carreira acadêmica, a pós-graduação Stricto Sensu da UPF tem como essência formar pesquisadores capazes de responder às demandas da sociedade com conhecimento concreto, ético e inovador.
Em sua fala, o pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, destacou que, para a UPF, comprometer-se como desenvolvimento regional implica, no caso do stricto sensu, em desenvolver pesquisas com o impacto que a sociedade precisa, alinhando a agenda científica aos desafios concretos do território, escolhendo problemas relevantes para a vida das pessoas e conduzindo os estudos em diálogo com os sujeitos e instituições envolvidas. “Mais do que produzir conhecimento abstrato, trata-se de gerar evidências, soluções, tecnologias e práticas que possam ser apropriadas por comunidades, governos, empresas e organizações sociais, contribuindo de forma efetiva para a melhoria das condições de vida, para o fortalecimento das políticas públicas e com o desenvolvimento sustentável da região”, pontuou.
Entre os destaques da Cerimônia, esteve a diplomação de 10 mestres do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada realizado em parceria com a Stara. Ao longo de dois anos, funcionários desenvolveram suas pesquisas dentro da própria empresa, impactando diretamente na competitividade da empresa e no desenvolvimento da região. Falando em nome de todos os diplomados, o mestre em Computação Aplicada Cássio Chiconetto destacou a oportunidade de participar dessa iniciativa inédita. “Hoje, na Stara, pudemos ver e viver esse trabalho para elevar o seu quadro profissional, que deve seguir como exemplo para outras iniciativas, onde temos a empresa e a Universidade trabalhando juntos. Obrigado à família Stara por nos proporcionar este momento. Obrigado, Universidade de Passo Fundo, por confiar nessa parceria e desejo do fundo do meu coração que venham muito mais parcerias desse modelo. Parabéns a todos nós. O futuro da ciência e da inovação está em nossas mãos”, concluiu.
Referência em Educação
Com 15 Programas de Pós-Graduação em diferentes áreas do conhecimento, os mestrados e doutorados da Universidade de Passo Fundo são referência no norte do Rio Grande do Sul. Com quase 60 anos de história, a UPF avança ano após ano na qualidade do ensino superior.
Em 2025, a Universidade foi creditada como uma das melhores do mundo pelo ranking Times Higher Education 2026; no ranking RUF 2025, foi eleita a 6° melhor universidade privada do Brasil, a 3° melhor do RS entre as privadas e em 5° lugar no país na área de pesquisa. Além disso, a UPF também tem professores entre os mais influentes do mundo: Álvaro Della Bona, Leonardo Barcellos e Luciane Colla estão entre os 2% de pesquisadores mais influentes, segundo o Elsevier Data Repository 2026.
Para 2026, a Instituição está com inscrições abertas para 12 PPGs. As inscrições e todas as informações estão disponíveis no site upf.br/pos.
Notícias relacionadas
