Universidade

UPF recepciona estudantes intercambistas

18/08/2022

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Neste semestre, a Instituição recebe três estudantes estrangeiras, vindas da Argentina e do México

Com o início de um novo semestre, estudantes estrangeiros chegam para uma experiência imersiva na Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta quinta-feira, 18 de agosto, a acadêmica de Engenharia Civil, Evelyn Robles, da Unidade Tecnológica Nacional - Faculdade Regional de Concepcionistas do Uruguai, da Argentina, e as estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Yuritzi Vianney Gutierrez Ruiz, da Universidade de Guadalajara, do México, e Iris Luciana Tolosa, da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, foram recepcionadas pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

“Acho muito interessante essa possibilidade de intercâmbio, pois há essa troca que não é só da parte acadêmica, mas cultural, de hábito de vida, modo de ser. Embora tenhamos muitas semelhanças, temos diferenças também e poder estar num lugar distante da casa de vocês é muito importante, é um crescimento sem igual. Desejo que vocês consigam tirar o máximo aproveitamento dessa experiência. Sejam bem-vindas, estamos aqui para ampará-las em qualquer necessidade”, disse a reitora.

A UPF conta com 68 instituições estrangeiras conveniadas, em 18 países. Para a coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm, o intercâmbio promove troca de conhecimentos tanto para os estudantes estrangeiros como para os que já estudam na Universidade. “Aos poucos vamos recebendo estudantes de outros países, assim como os nossos voltam a se interessar por fazer intercâmbio e para nós é bem importante, pois há tanto o aspecto acadêmico como o intercultural, em que os alunos podem interagir, conhecer outro idioma e outra cultura”, ressalta, destacando que a Instituição costuma ter um fluxo maior de intercambistas da América Latina. “O fato de eles virem de outras universidades mais próximas também motiva os nossos alunos a conhecerem os programas que a gente tem e as parcerias com as universidades”, pontua a coordenadora.

Experiência imersiva gera novos conhecimentos

A acadêmica de Arquitetura, Iris Luciana Tolosa, estuda na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Ela conta que sempre sonhou em ter uma experiência profissional no Brasil e poder estudar aqui é a primeira abordagem para isso. “Espero ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento com meus colegas nas aulas e aprender com eles. A oportunidade de vir estudar no Brasil é muito importante para mim porque vejo a possibilidade de criar laços com colegas e professores e aprender sobre suas formas de trabalhar e pensar a Arquitetura”, destaca a estudante.

Já Evelyn Robles estuda Engenharia Civil na Unidade Tecnológica Nacional - Faculdade Regional de Concepcionistas do Uruguai, na Argentina. “Vim para a UPF para continuar meus estudos em Engenharia Civil neste semestre. É muito interessante esse intercâmbio cultural e ter a oportunidade de conhecer outras abordagens sobre a carreira, conhecer a cultura do lugar e estabelecer novas relações com as pessoas. Desde o primeiro dia me senti em casa, as pessoas que me receberam foram muito simpáticas e os professores das disciplinas me deixaram muito à vontade. Uma coisa que me surpreendeu foi o campus e a composição dele”, destaca Evelyn.

A intercambista Yuritzi Vianney Gutierrez Ruiz vem da Universidade de Guadalajara (UdeG), no México. “Na UPF estarei no curso de Arquitetura e Urbanismo onde espero aprender sobre os sistemas de construção da região, bem como seu planejamento e paisagem urbana, pois investiguei que nestes dois últimos o Brasil é considerado um dos países com maior aproveitamento na América Latina. Também quero conhecer uma cultura diferente da minha e gosto da oportunidade de aprender outro idioma”, afirma.

As acadêmicas de Arquitetura e Engenharia Civil estudarão por seis meses na UPF por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac) e do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca).