Universidade

UPF tem projeto aprovado pelo Ministério da Saúde

02/04/2024

11:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

PET-Saúde integra ensino, serviço e comunidade e será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde de Passo Fundo

Nesta terça-feira, 02 de abril, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação, divulgou o resultado final da seleção de projetos para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade), nos termos do Edital SGTES/MS Nº 11 de 16 de novembro de 2023. A UPF mais uma vez teve seu projeto aprovado, e desenvolverá por dois anos ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo.

O PET-Saúde deste ano organizará suas atividades conforme três eixos, tomando como temática central a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, permeado pelas abordagens de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do SUS.

A partir desta aprovação, a UPF passará a organizar o processo seletivo de estudantes bolsistas, que poderão ser das diferentes áreas da saúde, bem como estudantes dos cursos de ciências sociais e humanas.

Tem interesse em participar? Continue acompanhando as publicações da UPF aqui no portal e nas redes sociais oficiais da Instituição. Assim que o processo seletivo for aberto, divulgaremos as informações por esses canais.

O que é o PET-Saúde?

O Programa é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação.

O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.