Literatura

UPF recebe placa em homenagem aos 40 anos das Jornadas Literárias

24/08/2021

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Michel Sanderi

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu uma placa em homenagem aos 40 anos das Jornadas Literárias de Passo Fundo. A iniciativa integra a programação dos 164 anos de Passo Fundo e é um reconhecimento do Município às entidades e instituições que fazem história. A placa foi entregue pelo prefeito Pedro Almeida e recebida pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, em ato realizado na Prefeitura de Passo Fundo, com a presença do vice-prefeito, João Pedro Nunes, da secretária de Cultura, Miriê Tedesco, e do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

A criação das Jornadas Literárias ocorreu em 1981 e, nestas quatro décadas, já foram realizadas 16 edições da Jornada Nacional de Literatura e outras oito da Jornadinha. Essa movimentação literária tem como principal propósito a formação de leitores. “Foi com muita honra que recebemos, nas comemorações dos 164 anos de emancipação político administrativa da PMPF, a homenagem à Jornada Nacional de Literatura. Essa movimentação que nasceu na UPF e foi fazendo laços com tantas pessoas e instituições, sem dúvida, foi e continua sendo um pilar no desenvolvimento da cidade e da região e, também, serviu de inspiração para muitas instituições no incentivo à leitura”, destaca a reitora da UPF.

Bernadete também pontuou os resultados positivos alcançados por meio das Jornadas. “Ao longo desses 40 anos fomentamos programas permanentes de incentivo à leitura para crianças e jovens, juntamente com professores, autores e pesquisadores, com o grande objetivo de estimular, de encantar e de formar pessoas leitoras, com mais capacidade de ‘ler o mundo’ e de tomar as melhores decisões para a vida em sociedade”, enfatiza a reitora.

O prefeito de Passo Fundo ressalta a importância das Jornadas para o Município. “É um evento que dá muitas alegrias a nossa cidade e chama a atenção para o nosso compromisso com a educação, literatura e formação de leitores. É um momento muito importante, carregado de significados para todos nós, que temos o compromisso de ser a capital estadual e nacional da Literatura. Parabéns a todos que trabalharam ao longo dessas quatro décadas para que esse evento se tornasse referência na literatura brasileira e no mundo”, declara o prefeito.