Literatura

“Grupo de Estudos Romance e Sociedade” realiza encontros para análise de romances brasileiros

26/10/2021

12:00

Por: Assessoria de Imprensa

“O Romance brasileiro e a formação da sociedade” será tema de encontros on-line durante o mês de novembro. A atividade integra a terceira edição do Grupo de Estudos Romance e Sociedade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os encontros virtuais serão realizados em novembro, aos sábados, das 10h às 11h. As inscrições estão abertas AQUI e são gratuitas.

O Grupo de Estudos Romance e Sociedade é um projeto de extensão que acontece desde 2018. “Em suas edições, o Grupo realiza discussões sobre o romance brasileiro, focalizando a formação, a ascensão e a maturidade dessa forma literária em prosa no universo cultural nacional”, explica a professora do PPGL e coordenadora do Grupo de Estudos Romance e Sociedade, Dra. Ivânia Campigotto Aquino.

Em formato on-line desde 2020, o Grupo, cuja fundamentação teórica baseia-se nas ideias do crítico literário Antonio Candido, passou a abordar o romance em seus aspectos históricos e críticos e a realizar análise de obras. Nesta edição, além de uma exposição teórica com base na obra Literatura e Sociedade, de Antonio Candido, serão analisados os romances “Quincas Borba”, de Machado de Assis, “K. Relato de uma busca”, de Bernardo Kucinski, e “O inverno e depois”, de Luiz Antônio de Assis Brasil.

Confira a programação:

06/11 - O romance brasileiro: aspectos teóricos 
Ivânia Campigotto Aquino (Pós-doutora)

13/11 - K.: Relato de uma busca - Bernardo Kucinski 
Airton Pott (Doutorando)

20/11 - O inverno e depois – Assis Brasil
Edemilson Antônio Brambilla (Mestrando)

27/11 - Quincas Borba - Machado de Assis
Tiago Miguel Stieven (Doutorando)

Serviço
Duração: De 6 a 27 de novembro, aos sábados, das 10h às 11h
Inscrições: Até 5 de novembro, AQUI
Formato: On-line – pelo Google Meet