Universidade

UPF recebe o 7º Encontro sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas

22/05/2019

12:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Evento reuniu mais de 600 agrônomos, técnicos e acadêmicos para conhecer os recentes resultados de pesquisas e novidades relacionadas à resistência de plantas daninhas aos herbicidas no país e no mundo

A utilização de herbicidas pré-emergentes, associações de produtos e o manejo de plantas daninhas sem utilização de agroquímicos são temas em debate no 7º Encontro sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas, que acontece nesta quarta-feira, dia 22 de maio, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento apresenta os mais recentes resultados de pesquisas e novidades relacionadas à resistência de plantas daninhas aos herbicidas no país e no mundo. A programação também conta com debates sobre casos de espécies de difícil controle e a situação atual da resistência no país, além da discussão sobre as tecnologias envolvendo os herbicidas hormonais 2,4-D e Dicamba.

A atividade reúne mais de 600 engenheiros agrônomos, técnicos de campo e acadêmicos de Agronomia, produtores rurais, cooperativas, profissionais ligados à inovação, agentes de transferência de tecnologia e comunidade científica. A promoção é da Embrapa e da Revista Plantio Direto & Tecnologia Agrícola, em parceria com o curso de Agronomia e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.

Presente na solenidade de abertura, o coordenador do curso de Agronomia da UPF, professor Dr. Vilson Klein, recepcionou o público e destacou a importância do evento. “Temos problemas relacionados às plantas daninhas que estão crescendo, precisamos debater o assunto com seriedade”, disse ele.

Segundo Klein, os problemas do agronegócio são dinâmicos. “Há problemas que são solucionados e com o tempo retornam. Precisamos estar com atenção constante e, como academia, continuar contribuindo com pesquisas e estudos”, comentou, enfatizando que a UPF tem um papel fundamental nesse sentido, uma vez que, em 58 anos, já formou mais de 2,7 mil engenheiros agrônomos e também oferece a possibilidade de formação a nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Temos um curso consolidado e reconhecido”, pontuou.

Homenagem

Durante a abertura do evento, foi prestada uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo Dirceu Gassein, que faleceu no início de setembro de 2018. Gassein foi egresso da Faculdade de Agronomia da UPF, na turma de 1977, e é reconhecido pela vasta experiência profissional, por suas pesquisas e pelas mais de 200 publicações relacionadas à proteção de plantas. A programação segue até as 17h45min.