Ensino

UPF participa de ações pela Primeira Infância em Passo Fundo

15/10/2025

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo foi palco de dois importantes momentos de diálogo e construção coletiva voltados à Primeira Infância. A Universidade de Passo Fundo (UPF), que integra a Frente Parlamentar da Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância desde o seu lançamento, teve participação ativa nas ações, representada pela professora Adriana Bragagnolo. Referência acadêmica na temática, ela contribuiu com reflexões sobre o papel da escuta e da formação docente na construção de políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

A primeira atividade ocorreu no dia 9 de outubro, no Plenarinho da Câmara, com o 2º Encontro de Crianças do Território para a Construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. Tal momento foi precedido por uma tarde de atividades, que correu na Brinquedoteca da UPF, em setembro, em que as crianças vivenciaram, através de momentos lúdicos, a experiência de pensar e manifestar-se sobre os espaços da cidade. 

O evento do dia 9 de outubro contou com a presença de entidades da área da Educação e, especialmente, com a participação das crianças da educação infantil municipal de Passo Fundo, que compartilharam suas percepções, experiências e desejos, como o anseio por mais espaços de convivência e brincadeiras. A atividade representou a segunda oportunidade de escuta das crianças do território, promovida pela Frente Parlamentar da Primeira Infância, com o intuito de compreender as necessidades e perspectivas de quem vive essa fase essencial do desenvolvimento humano.

Já na manhã do dia 10, ocorreu o 1º Seminário Aberto da Frente Parlamentar da Primeira Infância, também na Câmara de Vereadores. O encontro teve como tema central o desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas, reunindo representantes da Secretaria Municipal de Educação, entidades da rede de ensino, vereadores e profissionais da área, como psicanalista Luciana Oltramari Cézar e a assistente social Ângela Diana Hecler.

Os momentos foram marcados pela parceria entre a Câmara dos Vereadores, especialmente pela condução do vereador João Pedro Nunes, a Universidade de Passo Fundo e a Secretaria Municipal de Educação e Semcas que, como instituições parceiras juntas, fortalecem o compromisso com uma cidade mais acolhedora e atenta às necessidades das crianças. Essas iniciativas integram um processo de construção contínua, que busca fazer de Passo Fundo uma cidade cada vez melhor para viver a infância, um trabalho que se constrói dia a dia, com escuta, parceria e sensibilidade.