UPF Casca realiza XIX Semana Acadêmica de Direito com palestras e júri simulado
15/10/2025
13:37
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruna Petri
De 14 a 16 de outubro, o curso de Direito da UPF Casca promove a XIX Semana Acadêmica de Direito, reunindo acadêmicos, professores e comunidade em uma programação com debates sobre temas contemporâneos e atividades práticas, como o tradicional júri simulado.
A abertura contou com palestras ministradas por docentes do curso: o professor Felipe Abal abordou “A inteligência artificial e o Direito: riscos, promessas e limites”; enquanto o professor Gabriel Divan discutiu “Democracia, neoliberalismo e garantias jurídicas na jurisprudência do STF”.
A programação segue nesta quarta-feira (15) com a professora Patrícia Noschang, que falará sobre “Justiça Climática e Racismo Ambiental”, e com a promotora de Justiça Ana Beatriz, que abordará o tema “Ministério Público no Tribunal do Júri: discussões sobre o procedimento em plenário e limitações para a aplicação do art. 478 do CPP”.
O encerramento, na quinta-feira (16), será marcado pelo júri simulado, realizado pelos acadêmicos do VIII nível do curso, que colocarão em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Para o diretor da UPF Casca, professor Henrique Bertosso, o evento reforça o compromisso da Universidade com a formação crítica e atualizada dos futuros profissionais do Direito: “É uma alegria participar da abertura desta Semana Acadêmica. Organizada em conjunto pelos estudantes, a programação traz temas pensados coletivamente. O estudo do Direito se atualiza a todo momento, e discutir temas contemporâneos é de vital importância para os acadêmicos e para a comunidade jurídica”, destaca.
Notícias relacionadas