Universidade

UPF participa de ações da Abruc e Comung

28/05/2020

08:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Dentre as temáticas, questões relacionadas ao contexto da pandemia da Covid-19 e de suas decorrências são tratadas pelas entidades

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sempre manteve representatividade ativa dentro das entidades das quais faz parte. Neste período em que a pandemia da Covid-19 afeta diretamente vários segmentos sociais, dentre eles o educacional, tal participação tem se intensificado, especialmente junto às ações desenvolvidas pela Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Ambas as entidades têm voltado a sua atuação neste período para minimizar os impactos negativos causados pela pandemia, bem como têm acompanhado as decisões administrativas adotadas pelas autoridades em diferentes níveis. Outra questão acompanhada de perto diz respeito à retomada das atividades presenciais, a fim de que ocorram de forma segura para todas as comunidades acadêmicas por elas representadas.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin, participa de reuniões sistemáticas realizadas de forma on-line neste período. Para ela, as discussões com instituições de mesmo caráter aproxima as realidades e possibilita a tomada de decisão de forma mais clara e coordenada. "É característica de uma instituição comunitária como a UPF pensar coletivamente. Estar inserida nas ações e nas decisões do Comung e da Abruc nos dá a segurança de basear os próximos passos com responsabilidade e em sintonia com todos, especialmente em um contexto de tanta fragilidade como o que estamos vivenciando", avalia.

Nesta quarta-feira, 27 de maio, a reitora participou da 40ª Assembleia Geral Extraordinária da Abruc e também de reunião do Comung. Ainda, a reitoria reúne-se periodicamente com grupos representativos de estudantes, funcionários e professores a fim de complementar a avaliação de cenários e impactos causados pela Covid-19.