Pesquisa e Inovação

UPF Parque lança programa de incubação para desenvolver startups de base criativa e tecnológica

27/07/2022

11:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Programa Apollo terá duração de dois anos e contará com a participação de 11 empresas

Programa foi apresentado pelo head de Novos Negócios, Roberto Rabello

É a partir de uma ideia que nasce um negócio. Mas para se tornar bem sucedido no mercado é necessário que alguns pontos sejam lapidados e algumas habilidades colocadas em prática pelo empreendedor. E é justamente com o intuito de gerar, desenvolver e acelerar startups de base criativa e tecnológica que foi lançado, nesta terça-feira, 26 de julho, o Apollo, o novo programa de incubação do UPF Parque Científico e Tecnológico. O prazo de permanência da incubação é de dois anos e o edital de seleção será contínuo, com ingresso de novas empresas a cada seis meses.

O head de Novos Negócios, Roberto Rabello, explica que o programa contará com quatro etapas e será norteado por cinco eixos de atuação: empreendedorismo, gestão, mercado, capital e tecnologia. “O objetivo do Apollo é, a partir de mentorias, assessorias e capacitações, apoiar a validação, aceleração e crescimento das Startups. Além de todo o networking gerado pelo ecossistema de inovação e que estará à disposição dos empreendedores”, comenta o head.

A tarde de lançamento do programa também foi voltada para conhecer os novos negócios. Ao todo foram 11 pitches das incubadas e pré-incubadas do UPF Parque que participarão desta primeira edição do programa. Parceiro do UPF Parque, o Sebrae irá auxiliar no diagnóstico e assessorar as startups, por meio do SebraeX. Os consultores do Sebrae, Niege Ferreira Canabarro, gestora de inovação, e o analista de relacionamento, Ederson Thomé, avaliaram as apresentações e contribuíram neste que foi o primeiro contato com as atividades do Programa Apollo.

Transformando ideias em negócios

A Visu, startup criada pela médica oftalmologista Daniela de Linhares Garbin Higuchi,
é uma das empresas partipantes do programa

Entre os empreendimentos inovadores que farão parte do Programa Apollo está a Visu, uma startup criada pela médica oftalmologista Daniela de Linhares Garbin Higuchi, a partir de um projeto desenvolvido durante o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF).

“O ‘retinógrafo portátil de baixo custo’ é um produto com custo acessível e com filtros inovadores, que amplia as possibilidades de diagnóstico de doenças oculares, mesmo em áreas remotas. Hoje no Brasil temos mais de 6 milhões de portadores de deficiência visual. Muitas dessas condições poderiam ter sido evitadas se houvesse um melhor acesso aos serviços de saúde”, afirma a médica.

A ideia do projeto surgiu da necessidade de registrar o exame ocular de pacientes que residem em locais distantes dos centros de saúde de maior complexidade. “Muitas doenças oculares são potencialmente graves e silenciosas em suas fases iniciais, sendo diagnosticadas tardiamente, com grandes prejuízos para os pacientes. A ideia é de que possamos ter o maior número de diagnósticos realizados de maneira precoce, agilizando encaminhamentos e encurtando tempo e distância para o tratamento de condições potencialmente graves, como por exemplo doenças como a retinopatia diabética,  a degeneração macular relacionada à idade e o glaucoma”, explica Daniela.

Ao integrar o Programa Apollo, o propósito dela agora é desenvolver e validar um protótipo da ideia. “O objetivo em participar do Apollo é o de agregar conhecimentos necessários para divulgar e inserir o produto para a área da saúde ocular no mercado e para isso iremos contar com o apoio e orientação do UPF Parque e profissionais de excelência durante o processo de amadurecimento do projeto e adequação do modelo de negócio”, ressalta Daniela.

Incubação terá duração de dois anos

O prazo de permanência da incubação é de dois anos e o edital de seleção será contínuo, com ingresso de novas empresas a cada seis meses. Durante esse período, a Incubadora Tecnológica UPF Parque oferecerá condições para o empreendedor se aprimorar nos eixos estratégicos, visando aumentar o potencial de sucesso da startup.

“As startups apresentam novos conceitos e soluções para o mercado, desafiando modelos já existentes e inserindo tecnologia e inovação em produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas. Ela é um modelo de negócios escalável com grande impacto social e econômico para a cidade e região”, destaca Rabello.

Referência à primeira missão espacial

O Programa Apollo é uma homenagem ao Apollo 11, um verdadeiro marco do avanço tecnológico. Foi a primeira missão espacial tripulada, que se tornou um dos grandes feitos da humanidade por levar o homem à lua.