Universidade

UPF Parque e ELA RS lançam programa de estímulo às lideranças femininas no agronegócio

01/09/2022

16:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programa Protagonistas oferece 40 vagas e inscrições já estão abertas

O UPF Parque Científico e Tecnológico e o Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA RS) lançaram, nesta quinta-feira, na Expointer 2022, o programa Protagonistas. Com o objetivo de formar e transformar o perfil de agricultoras em lideranças habilitadas a conduzirem seus negócios rurais, a iniciativa oferece 40 vagas e as inscrições já estão abertas pelo link

Por meio da iniciativa, o UPF Parque e o ELA RS visam construir um trabalho focado na troca ativa de conhecimentos pautados na realidade da mulher no campo e buscam impactar positivamente o futuro de mulheres como líderes e empreendedoras no agronegócio. O público da iniciativa inclui mulheres produtoras rurais, colaboradoras ou proprietárias de empresas do agronegócio que queiram desenvolver um perfil de liderança. A abertura das atividades, que ocorrerá em outubro na Arena UPF Parque, terá a presença da secretária adjunta de Inovação do Estado, Simone Stulp; e da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin.

Conforme a head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais, o programa terá como foco a capacitação, mas também a promoção da conexão entre essas mulheres e outras redes de inovação. “Cada módulo trabalhará um tema, dentre os elencados por elas como prioritários, além de uma reflexão teórica. Teremos imersões práticas e iremos proporcionar vivências relacionadas a cada um dos temas a serem trabalhados. Além disso, proporcionaremos a aproximação com outras redes, para que elas possam interagir e ver como estar conectado é importante”, destaca. 

Conforme a produtora rural, engenheira agrônoma e empreendedora social, Celi Weber Matei, o grupo ELA RS contribui para levar informação e conhecimento para as mulheres que estão inseridas no trabalho agrícola. “Buscamos desenvolver os talentos e através de experiências de outras mulheres inspirá-las a participar das várias atividades do agro, assim como revendas agrícolas, cooperativas, sindicatos nas empresas familiares e nas empresas de todos os ramos agrícolas”, destaca sobre o movimento e a parceria. 

O programa terá duração de seis meses e contará com encontros mensais em que serão debatidos temas como competências para a transformação de um perfil de liderança; técnicas e ferramentas de gestão; tecnologias inovadoras do agronegócio; a importância da conexão; além de temas como redes sociais e oratória. Esses temas foram elencados pelas próprias mulheres e serão abordados tanto em espaços de falas quanto em momentos de imersão e prática, a fim de estimular a ação e a tomada de decisões das participantes.