Universidade

UPF na Expodireto: curso de Farmácia presta orientações sobre aromaterapia

07/03/2024

15:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade ocorreu nesta quinta-feira (7), no espaço Horto de Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar

O uso de óleos essenciais tem se popularizado no país como uma alternativa natural utilizada para fins medicinais. Como forma de orientar os visitantes da Expodireto Cotrijal sobre o uso adequado destes produtos, o curso de Farmácia, da Universidade de Passo Fundo (UPF), esteve presente, nesta quinta-feira, 7 de março, no espaço Horto de Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar.

Ao longo do dia, estudantes do curso, acompanhados da professora Jéssica Nardi, integraram a atividade sobre a cadeia produtiva da aromaterapia, apresentando pesquisas e informações sobre a forma correta de utilização dos óleos essenciais. “Há muitos anos temos essa parceria entre o curso de Farmácia e a Emater e este ano o trabalho é com relação à aromaterapia. Assim como com medicamentos, precisamos ter cuidados com o uso de óleos essenciais, pois sem os cuidados básicos, pode-se até piorar os problemas de saúde”, afirma a professora. 

Conforme Jéssica, o curso de Farmácia apresenta uma série de pesquisas com dados científicos relacionados aos cuidados necessários. “Nosso objetivo é trazer essas informações porque as pessoas acham que por ser natural não vai ter nenhum problema, mas isso não é verdade. Sendo natural, tem as contraindicações, tem os cuidados, não é o uso aberto e livre de qualquer forma. Ele é bom desde que seja utilizado da forma correta, por isso, estamos mostrando formas seguras de utilizar, de armazenar, de aplicar, para não ter problemas”, disse.

Quem aproveitou a visita à feira para acompanhar a atividade foi a moradora de Machadinho, Marcieli Colombelli. Ela conta que já ouviu falar sobre a aromaterapia, mas ainda não fez uso dos produtos. “Achei interessante. A partir de agora, quero começar a usar, mas seguindo as orientações que foram passadas aqui hoje, que foram muito importantes”, comentou.