Universidade

UPF lança edital de bolsas de intercâmbio pelo Santander Universidades

29/06/2018

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), está com edital aberto para inscrição e seleção de alunos dos cursos de graduação da Instituição para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas – Modalidade Graduação Santander Universidades – 2018. O edital seleciona alunos de graduação de baixa condição socioeconômica que têm interesse em cursar um semestre em universidades conveniadas participantes do programa, em países como Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal e Uruguai, no âmbito do Programa no primeiro semestre de 2019.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas de Graduação Santander Universidades, edição 2018, busca contribuir – por meio do intercâmbio de estudantes de baixa condição socioeconômica dos cursos de graduação de instituições de ensino brasileiras, argentinas, chilenas, colombianas, espanholas, mexicanas, peruanas, porto-riquenhas, portuguesas e uruguaias – para incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes.

Requisitos necessários

O candidato, para ser selecionado pela UPF, deverá, obrigatoriamente, estar matriculado em curso de graduação da Instituição, durante o processo de seleção e durante todo o período de realização do Programa; deverá ter nacionalidade brasileira; no momento da inscrição, tem de estar aprovado em pelo menos 50% e em no máximo 70% do currículo previsto para seu curso; precisa apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no rendimento acadêmico; apresentar baixa condição socioeconômica; e apresentar certificado de proficiência em língua espanhola, de reconhecimento internacional, ou certificado emitido por instituições regulares de ensino de línguas, no nível pré-intermediário ou maior. Também poderá apresentar comprovante de inscrição no Teste de Aptidão Linguística (TAL), que será realizado pela UPF Idiomas. As inscrições para o TAL podem ser feitas até 13 de setembro. Informações pelo e-mail upfidiomas@upf.br.

Como fazer sua inscrição

O Programa abrange todas as áreas de licenciatura e bacharelado da graduação, sem restrições. Para concorrer à seleção, o aluno deverá inscrever-se inicialmente no endereço eletrônico do Santander até 12 de setembro de 2018. Após efetivada a inscrição on-line, o aluno deve proceder à inscrição na UPF, protocolando um processo na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), no Campus I da UPF, o que deve ser feito, impreterivelmente, até o dia 13 de setembro.

A seleção será realizada pela AAII, com base nos requisitos exigidos e na análise da documentação, além de entrevista individual. As informações relativas ao edital e ao programa também podem ser consultadas aqui. A relação dos candidatos aprovados será divulgada na página eletrônica da Assessoria Internacional, no dia 19 de setembro. O início das atividades no exterior será entre agosto e setembro de 2019.