Geral

UPF é representada em eventos na área de equinos

15/07/2019

17:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Conectando ensino, pesquisa e extensão, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) alia o conhecimento e a prática à participação em eventos da área. Recentemente, docentes e acadêmicos participaram de importantes encontros na área de equinos.

Entre os dias 5 e 7 de julho, ocorreu a XX Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), em São Paulo. A conferência é um dos mais respeitados eventos de capacitação técnico-científica em medicina veterinária da América Latina. O evento contou com a participação de respeitáveis nomes da medicina equina, em nível nacional e internacional. Segundo os organizadores, o evento reuniu mais de 1,3 mil participantes em cinco dias de palestras, treinamentos, cursos práticos, fóruns e apresentação de trabalhos científicos.

Na XX ABRAVEQ, estiveram presentes a acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UPF Alana Maíra Badalotti e a médica-veterinária da Residência Integrada Profissional em Medicina Veterinária (Clínica Médica de Equídeos) Fernanda Aquino Franco. No evento, ainda foi apresentado o trabalho científico “Linfoma cutâneo em equino Quarto de Milha – Relato de Caso”, que tem como um dos autores o professor do curso de Medicina Veterinária da UPF, Dr. Leonardo Porto Alves.

Congresso internacional
Outro espaço em que a UPF esteve representada por meio do curso de Medicina Veterinária foi o Equine Lameness and Orthopaedic Surgery A to Z, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de maio, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.  O congresso internacional reuniu palestrantes renomados para discussão de temas relacionados à ortopedia equina. Além dos painéis de palestras – que foram ministradas por médicos-veterinários provenientes de sete diferentes países, também compôs a agenda do evento a Extreme Veterinary Experience – um curso voltado ao diagnóstico de oito casos relacionados aos temas abordados pelos congressistas.

O evento foi promovido pela Horse Center Laboratório e Clínica Veterinária. Na oportunidade, estiveram presentes o acadêmico de Medicina Veterinária da UPF Jean Boll, o médico-veterinário da Residência Integrada Profissional em Medicina Veterinária (Clínica Médica de Equídeos) Leonardo Motta Fornari e a médica-veterinária e mestre em Medicina Animal: Equinos, pela UFRGS, Gabriela Vincensi da Costa, preceptora da Residência Integrada Profissional em Medicina Veterinária e egressa da UPF.