Ensino

UPF é referência em curso de Trichinella spiralis

01/07/2021

11:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Universidade realiza há 18 anos cursos na área voltados para qualificar profissionais de empresas que atuam na exportação de carne suína e equina

UPF é referência na oferta do curso de Trichinella Spiralis 

Você sabe o que é Triquinelose? Ela é uma doença parasitária considerada uma das principais enfermidades zoonóticas que ocorre na América Latina. É uma enfermidade cosmopolita, que ocorre principalmente em regiões de clima temperado. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência na região sul do Brasil, sendo a única universidade conveniada com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para oferecer cursos de formação para os colaboradores das indústrias exportadoras seguindo a diretiva da União Europeia.

De acordo com a professora Dra. Maria Isabel Botelho Vieira, a segurança alimentar e a inocuidade sanitária dos alimentos integram a pauta de preocupações de todos os povos. A Trichinelose é mais uma zoonose de importância significativa para o setor de exportação de carnes suína e equina. “Desde o ano de 2003, ministramos o Curso Teórico – Prático Trichinella spiralis para os colaboradores das indústrias frigoríficos de suínos e equinos. Ao todo, já temos mais de 44 cursos ministrados”, conta a professora. 

Sendo o Brasil exportador de carne suína e equina e por ser este parasita uma zoonose, deve seguir a legislação da Organização Mundial de Saúde Animal no que diz respeito à segurança alimentar, ou seja, estes cursos são realizados com o objetivo de padronizar o método de Digestão Enzimática em Amostras Coletivas baseado na Diretiva 2015/1375 de agosto de 2015. “Importante enfatizar que o Brasil é livre deste parasita, mas por sermos um país exportador destas carnes precisamos seguir as recomendações oficiais da OIE”, disse Maria Isabel.

Cursos on-line
Em 2020, devido a pandemia, a UPF foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a realizar estes cursos de forma on-line. “No ano passado, tivemos duas edições e este ano já ministramos mais dois cursos. Com a situação da pandemia, as práticas precisaram ser adiadas”, relata. 

No dia 28 de junho, ocorreu o primeiro Módulo Prático do curso, voltado para trabalhadores da empresa JBS. O curso ocorreu respeitando todas as exigências sanitárias para um grupo reduzido de pessoas. “É importante participar do curso para o conhecimento, para a gente trabalhar. Atuo no laboratório da JBS da cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, onde faço a parte de controle de qualidade na sala de corte”, conta a participante do curso, Crislaine Saggioratto. 

De acordo com os trabalhadores da JBS, Karen Lopes do Nascimento e Elieber de Melo, que atuam na unidade da empresa em Carambeí, no Paraná, a oportunidade de cursar o módulo prático é importante para qualificar ainda mais a atuação na empresa. “A gente teve oportunidade de fazer o curso em novembro de forma on-line e agora abriu e tivemos a chance de fazer a parte prática. É uma janela para o nosso crescimento profissional. A gente já tinha esse laboratório de Trichinella na nossa unidade e agora que voltou a exportação é uma oportunidade de crescimento profissional para nós”, relatam. 

A UPF deve sediar mais cinco módulos práticos de Trichinella até o fim do ano e mais algumas edições on line.

INSCREVA-SE