Geral

UPF discute diversidade de gênero em painel temático da V Semana do Conhecimento

16/10/2018

16:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No dia 3 de outubro, durante a V Semana do Conhecimento, promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), ocorreu o painel temático intitulado “Gênero e diversidade: os desafios presentes e futuros”, realizado em parceria com o projeto Diversidades: visibilidade e garantia de direitos e o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Instituição. O objetivo do painel foi promover a sensibilização da comunidade acadêmica com relação à temática da diversidade de gênero e da população LGBTQI.

A atividade contou com a participação de estudantes e professores das diferentes áreas do conhecimento, assim como a comunidade em geral. O painel temático foi mediado pela estudante de Serviço Social e integrante do DCE, Brenda Girardi, e pela professora do curso de Fonoaudiologia e membro do projeto Diversidades, Dra. Luciana Grolli Ardenghi. Os painelistas convidados foram Iuday Motta, coordenador estadual da saúde da população LGBT, e a escritora, filósofa existencialista e professora de Filosofia, Atena Beauvoir Roveda. 

A presença dos painelistas contribuiu para fomentar o diálogo, visando desconstruir o paradigma central do padrão heteronormativo de sexualidade vigente na sociedade, que prolifera preconceitos e discriminações. Proporcionou, assim, reflexões para uma mudança de olhar com relação à diversidade de gênero, ampliando perspectivas formativas nos espaços acadêmicos e para além deles.

O projeto de extensão "Diversidades: visibilidade e garantia de direitos" visa contribuir para a defesa e a promoção dos direitos da população LGBTQI, por meio do cuidado em saúde e da atenção a demandas psicossociais e socioeducativas que envolvem a realidade vivenciada por esse público. O projeto vincula-se às ações do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, à qual a UPF aderiu em 2018.