Geral

Caravana Embrapa debate a eficiência do uso de fertilizantes

29/07/2022

16:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

UPF foi co-realizadora do evento, voltado para técnicos e produtores rurais

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nesta sexta-feira, 29 de julho, a Caravana Embrapa. A etapa Passo Fundo ocorreu no Centro de Eventos e reuniu técnicos e produtores rurais que buscam conhecer novas tecnologias para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.

A Instituição foi co-realizadora da Caravana, cuja programação foi constituída de diversas palestras, ministradas por pesquisadores. Dentre elas, houve a contextualização regional da Emater Regional de Passo Fundo, feita pelo representante da empresa, Dartanhã Luiz Vecchi. Em sua fala, ele destacou o trabalho de conservação de solo e água da Emater, bem como as toneladas de fertilizantes utilizadas nas culturas de verão e inverno.

Na Caravana, aconteceu a palestra “Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar”, proferida pelo pesquisador da Embrapa Trigo, André Júlio do Amaral. O palestrante apresentou informações importantes sobre a temática, tais como: a melhor estratégia ou plano para ter uma lavoura produtiva inicia com o diagnóstico e conhecimento dos solos. Segundo Amaral, também é necessário conhecer o ambiente de produção, como as potencialidades e limitações das terras e fazer uma síntese da avaliação dos dados de observações e análises laboratoriais a partir de interpretações em tabelas, gráficos, plataformas, manuais ou aplicativos. Ainda, é possível obter a capacidade de uso das terras para manejar ou corrigir fatores limitantes.

Outro tema abordado no evento foi “Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes”. O debate, realizado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Cesar de Castro, contemplou o diagnóstico da lavoura e do sistema de produção, a priorização de boas práticas com base em diagnóstico, o manejo 4C para eficiência no fornecimento de nutrientes, as estratégias de adubação, como manutenção e restituição, entre outros assuntos.

No encontro, as temáticas “Novos fertilizantes e insumos: novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas”, “Soluções digitais refinando aplicações: como tratar variações na lavoura” e “Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola: por que usar?” também foram exploradas.

UPF realiza pesquisas sobre fertilizantes 
Co-realizadora da Caravana Embrapa, a UPF desenvolve trabalhos relacionados ao uso de fertilizantes. Entre os vários projetos, estão “Diagnose das condições nutricionais de solo e de plantas”; “Demanda e marcha de nutrientes em plantas agrícolas”; “Manejo de adubação mineral e orgânica”; “Manejo da calagem em sistema plantio direto”; “Eficiência de uso de fósforo em culturas de grão”; “Remineralizadores”; e “Micorrizas em culturas olerícolas”.

Segundo o professor Dr. Pedro Escosteguy, que acompanhou o evento, com a presença na Caravana, a UPF cumpre com a sua missão de colaborar com a capacitação técnica de profissionais que, no caso do evento, foi direcionada aos profissionais e produtores cuja atividade de atuação envolve o manejo de solos agrícolas. “A Caravana consistiu em um diálogo entre pesquisadores da Embrapa e esses profissionais, com o objetivo de melhorar a gestão agrícola, visando aumentar a eficiência dos fertilizantes. Isso incluiu as atividades de planejamento, o uso de ferramentas de diagnose nutricional, de fertilizantes de maior eficiência e de fertilizantes alternativos ou de menor custo, como biofertilizantes, visando o uso racional de fertilizantes”, comentou.

O docente ainda lembrou que o Brasil gasta cerca de 16 bilhões de dólares, por ano, em fertilizantes. “Com tecnologia, conhecimento e um manejo adequado, esse custo pode ser reduzido, se a eficiência da adubação for aumentada. Por exemplo, aumentando em 15% a eficiência da adubação, o impacto da redução de fertilizante (15%) seria cerca de 2 bilhões de dólares”, conta.

Caravana Embrapa
A Caravana Embrapa é uma jornada que percorre as principais regiões agrícolas do país, levando ao produtor rural tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, de forma a enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade. Além de Passo Fundo, novas etapas serão realizadas no Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil.

O evento é uma realização da Embrapa.