Universidade

UPF 2023: todos no mesmo ritmo

16/12/2022

18:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa

Momento UPF, evento voltado para funcionários, professores e estagiários, foi realizado nesta sexta-feira, 16 de dezembro

“Vamos entrar em 2023 todos no mesmo ritmo”. O convite do professor do curso de Música Me. Marcio Tolio foi simbólico, mas também literal. É que pela primeira vez, todos foram convidados a interagir, enquanto o Grupo de Percussão, acompanhado por funcionários e professores da Universidade, tocava o clássico de Alceu Valença “Anunciação”. Com palmas e instrumentos que estavam espalhados pelo gramado do Campus I, todos se tornaram um só. E essa foi justamente a ideia do Momento UPF: mostrar que, mesmo com muitos desafios e transformações, a Universidade de Passo Fundo segue unida. O encontro realizado nesta sexta-feira, 16 de dezembro, serviu para celebrar as conquistas do ano de 2022 e brindar as novas possibilidades que virão em 2023. 

A funcionária Patrícia Donadel Zottis, da Divisão de Tecnologia da Informação da UPF, foi uma das integrantes do grupo e estava animada ao participar da atividade. "Fiquei surpresa ao receber o convite e mais ainda quando cheguei e vi qual era o desafio: aprender a tocar uma música com colegas da UPF que não tenho contato direto, com instrumentos que só conhecia de vista. Mas encarei, saí da minha zona de conforto, dei o melhor de mim e vi que sim, posso”, contou. 

Ela ainda destacou que a atividade a motivou a se aproximar dos colegas. “O professor foi muito didático e paciente. Os colegas se entrosaram na música, a 'coisa' fluiu. A música realmente tem o poder de nos envolver, de unir as pessoas. Em quase 20 anos de UPF nunca tinha vivido algo parecido. Estamos sempre muito focados no trabalho e no nosso dia-a-dia corrido com muitos problemas para resolver e participar de momentos assim, para mim, foi como uma terapia, por algumas horas consegui esquecer de tudo, voltei para o meu setor mais leve e feliz”, declarou.

O professor Márcio passou orientações aos funcionários sobre como tocar os instrumentos e se apresentar em público. Na opinião do docente, a música, assim como o esporte, é uma das poucas áreas onde é possível integrar e socializar rapidamente pessoas com diferentes objetivos, fazendo uma inserção social. “Com esse trabalho não foi diferente. É bastante gratificante proporcionar que os colaboradores da Instituição façam música. Acredito que muitos deles nunca tiveram essa oportunidade. Sou um grande defensor de que as pessoas têm o direito de ter acesso a música e, a partir dela, tomem decisões, no sentido se isso fará parte de suas vidas de uma maneira mais séria, podendo chegar a um ponto profissional, ou se a música será uma forma de terapia, bem-estar e de ter uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Momento de aproximação e transformação
Em sua fala a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reforçou a importância do Momento UPF, que atua como uma ferramenta de aproximação entre todos que fazem parte da Universidade. “Estamos celebrando a finalização de mais um ano e queremos desejar um momento de confraternização para todos. Dizer que cada um foi importante, em cada um dos dias desse ano, desafiador e de reinvenção e transformação. Celebramos um tempo de mudanças e desejamos um período repleto de esperança e alegrias”, frisou.

Presente no evento, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, pontuou que o ano foi muito significativo e marcante. “Trilhamos os caminhos necessários, encerrando com esperança e perspectivas. Saímos de tempos desafiadores e entraremos em 2023 com muitas expectativas e perspectivas. Confraternizar e desejar que essa época do ano seja revigorante para que façamos sempre cada vez mais”, disse.

A atividade também contou com a presença do pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda; pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé; o diretor do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, Jonir Dalbosco; e da coordenadora pedagógica da UPF Mundi, Carolina Ferraz.