Cultura

Uma semana dedicada às artes

14/08/2018

17:39

Por: Natália Fávero/Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Cursos de Artes Visuais da UPF promovem a primeira edição da Semana das Artes Visuais, que ocorre até sexta-feira, 17 de agosto, no Portal das Linguagens da Universidade

Uma exposição que mostra a diversidade das artes em diferentes momentos da história. Obras de artistas que vão de Roseli Doleski Preto até Miriam Postal. Entre essas coleções, estão exposições repletas de aspirações e inspirações de estudantes, acadêmicos e professores dos cursos de Artes Visuais Licenciatura (L) e Bacharelado (B) da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), que promovem a primeira Semana das Artes Visuais em Passo Fundo. A programação inclui exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. A abertura foi realizada na segunda-feira, 13 de agosto, e o evento segue até sexta-feira, 17 de agosto.


As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF


A obra cinquentenária de Roseli Doleski Pretto, na entrada da exposição, datada de 1968, pintada pela artista ainda enquanto era acadêmica do antigo Instituto de Belas Artes da UPF, marca os 50 anos da UPF e também remonta ao talento dos artistas passo-fundenses e à importância deles na trajetória das artes. A obra, que faz parte do acervo da Faculdade de Artes e Comunicação, onde Roseli foi professora e coordenadora do Departamento de Artes Plásticas, é uma inspiração para jovens artistas, que também estão expondo. “Essa é a primeira Semana de Artes que temos, então, é um privilégio colocar nossos primeiros trabalhos e também ver as obras dos artistas de renome como as da Roseli, que é uma inspiração para nós”, contempla a acadêmica do curso de Artes Visuais, Luciane Beloni.


Obra cinquentenária de Roseli Doleski Pretto


A exposição também é formada por coleções de outros artistas consagrados, como Guilhermina Borges, Laura Borges Felizardo, Viviane Dihl, Miriam Giareta Goellner, Maria Lucina Busato Bueno, Miriam Postal, Mara Castro, Nadja Rossato, Fill, entre outros. O espaço também será uma oportunidade de os acadêmicos mostrarem seus trabalhos e, nele, serão apresentadas ações desenvolvidas nos projetos de extensão da Universidade. “É ótimo ver esta Semana das Artes com pessoas engajadas em criar, com novas técnicas, estimulando os que estão ingressando nas Artes e valorizando os que já passaram pelo curso”, destacou a artista Mara Castro, egressa da UPF, que tem mais de 40 anos de envolvimento com artes e que apresenta algumas de suas peças na exposição, instigando cores de argila.


São mais de 150 obras de mais de 200 artistas


A exposição Arte em Movimento, destaque na programação, contempla temas transversais e mistura várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas, trazendo o passado para o presente. “O painel em frente ao Portal das Linguagens apresenta fotos, desenhos, xilogravuras de alunos e de professores da FAC. Isso já mostra que esta Semana é a cara das artes visuais. É uma forma de apresentar os cursos para os estudantes. Além da exposição de arte, a programação mostra, por meio da pintura, da fotografia, do desenho, a história da UPF e dos cursos, nestes últimos 50 anos. Queremos que o aluno se sinta parte desse processo”, ressaltou a coordenadora dos cursos e organizadora do evento, professora Me. Mariane Loch Sbeghen. 


Evento contempla temas transversais e mistura várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas


A produção artística do curso de Artes Visuais ao longo dos anos foi destacada pela diretora da FAC, professora Dra. Bibiana De Paula Friderichs, que também ressaltou a importância de promover a arte no momento atual. “Em um mundo inundado pela indústria do entretenimento e pelos reality shows, um mundo no qual as crianças pintam os livros de filmes de animação, pintam na escola desenhos prontos, a imaginação está adoecida em meio a uma enxurrada de imagens que recebemos a todo momento. Dentro desse contexto, produzir e promover a arte nunca foi tão necessário, e a FAC/UPF está cumprindo o seu papel nesse universo”, declarou Bibiana. 


Diretora da FAC, professora Dra. Bibiana De Paula Friderichs, e a coordenadora dos cursos e organizadora do evento, professora Me. Mariane Loch Sbeghen



Confluências entre a arte e as outras áreas
A abertura da Semana contou com uma palestra sobre “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini, que salientou que uma exposição é um trabalho em equipe, cujo curador tem como foco o trabalho do artista, sendo um mediador dentro dos campos todos que envolvem uma exposição. “Vivemos um momento com inserções de diversas áreas dentro do campo das artes e as artes inseridas nesse contexto das outras áreas. Não conseguimos mais uma única especificidade dentro das artes.  Essa confluência está fazendo com que as coisas avancem para outro patamar, que talvez seja um pouco mais profissionalizado”, observou Luciane.


Palestra sobre “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini


Nesta terça-feira, dia 14, a ex-professora do curso, Rosa Maria Coutinho, falará sobre o tema “Arte e arteterapia”. Nesse mesmo dia, a professora fará o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita. Na quarta-feira, dia 15, em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição, ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade será realizada no Teatro Múcio de Castro. Na quinta, dia 16, a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos, com oficinas e workshops. 

O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira, dia 17, com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner.

Visitação

A exposição ficará aberta para visitação até sábado, dia 18. As escolas do município também estão convidadas para visitar a exposição. Para isso, basta agendar a visita com a secretaria da FAC, pelo telefone (54) 3316-8183, ou entrar em contato pelo e-mail fac@upf.br.