UPF Solidária

Uma corrente do bem para ajudar a comunidade

12/05/2020

09:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/Instagram

Projeto Elo Solidário, do curso de Psicologia da UPF, desenvolve diversas ações de auxílio à população

Acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão colocando em prática o projeto Elo Solidário. A iniciativa, que possui o perfil no Instagram @projetoelosolidario, tem o intuito de mobilizar ações em prol da comunidade, tais como a arrecadação de alimentos e materiais de higiene, diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Desenvolvido na modalidade Intervenções Escolares e Institucionais do curso da UPF, o Projeto, segundo a sua coordenadora, professora Dra. Susana Konig Luz, surgiu a partir da inquietude dos docentes e estudantes frente à impossibilidade de auxiliar a população devido ao recolhimento social. “Os relatos chegavam de que pessoas estavam sendo demitidas, dobrando o número de famílias que precisavam de assistência. Foi neste momento que resolvemos criar o Projeto para que, de forma segura para alunos e professores, pudéssemos contribuir”, conta.

Várias ações devem ser contempladas pelo Elo Solidário. “Estamos atendendo as demandas conforme elas vêm surgindo. Atualmente, nos concentramos em arrecadar alimentos, cobertores, material de higiene e outras solicitações que a comunidade venha a precisar. Estamos cientes de que o nosso trabalho não vai terminar com o término do recolhimento social. As famílias e a população em geral precisarão de muita ajuda por algum tempo ainda, até a vida de todos nós voltar regressar a um suposto ‘normal’”, comenta a professora Susana, ressaltando que a página do Projeto no Instagram também possui dicas de higienização das mãos e uso correto das máscaras caseiras.

Rede de solidariedade e afeto
Quem tiver interesse em ajudar, deve acessar o perfil @projetoelosolidario ou fazer contato com os integrantes da iniciativa. “Interessados podem fazer doações ou até mesmo nos colocar a par de algumas situações. Por exemplo, recebemos no último final de semana, através de uma pessoa da comunidade, uma demanda de famílias de senegaleses com muitas crianças. Já estamos divulgando a ação que iremos realizar para auxiliá-los, a qual envolve a arrecadação de caixas de leite e materiais de higiene. Qualquer ajuda é bem-vinda. Seja local para guardarmos as arrecadações, seja transporte para as arrecadações, sejam doações. Lembrando sempre que temos o cuidado e a responsabilidade de cumprir todas as normas de segurança e higienização”, destaca Susana.

Para a docente, todos serão beneficiados de alguma maneira. “Estamos vivendo tempos escuros, de incertezas, de perdas tanto afetivas (ficar afastados de amigos e familiares), quanto financeiras. Iniciativas como esta, em que jovens universitários usam o seu tempo em casa, no recolhimento social, para pensar e criar estratégias para ajudar ao próximo, mostram o ato de desenvolver a empatia. Além de todo trabalho social que se propaga, estamos criando uma rede de solidariedade e afeto, e nos conectando com as demandas de pessoas que, talvez, morem no bairro ao lado do nosso. Tais atividades contribuem muito para a comunidade, mas tenho certeza que auxiliam ainda mais para o crescimento humano de acadêmicos que escolheram estudar em uma universidade comunitária como a UPF. A Covid-19 trouxe algo que, poderemos esquecer com o passar do tempo, mas o amor, o carinho, o afeto, o poder abraçar e beijar, nunca, em outros tempos, nos fez tanta falta. Talvez, essas ações que realizamos tornem este período de recolhimento menos custoso”, complementa a professora Susana.

Integram a equipe do projeto Elo Solidário os acadêmicos Lorenzo Kreutz, Gabrieli Soccol, Ionara Dos S. Pereira, Flávia F. Acco, Bruna F. Gallina, Andrea Lange, Verônica Guedes, Ana C. Nicolodi, Maria Eduarda de Souza, Bruna C. Quevedo de Campos, Artur Botton, Eliane Dal Molin, Luana Albrecht e Julia Luisa da Silva. Também fazem parte do grupo os professores Dra. Susana Konig Luz, Me. Dirce T. Tatsch, Me. Carla Goergen e Me. Robert F. dos Passos.