Ensino

Troca de experiências e vivências para fortalecer o conhecimento

08/10/2020

09:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução intenet

Atividade especial realizada na disciplina de Teoria Geral da Administração permitiu a interação entre acadêmicos e profissionais

Encontrar o caminho na profissão escolhida não é fácil. Muitas vezes o profissional se vê diante de situações que exigem uma mudança de postura, um novo olhar sobre as práticas. Esse processo faz parte do amadurecimento e pode ser o impulso que faltava para o sucesso. Pensando em oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UPF a interação com profissionais que passaram por essa experiência, a professora Dra. Denize Grzybovski promoveu uma atividade especial na disciplina de Teoria Geral da Administração.

Realizada de forma virtual, a atividade consistia em os alunos aplicarem um questionário, validado em nível nacional, a um profissional que, na visão deles, tinha uma "carreira de sucesso". Este profissional deveria ser convidado para participar da aula e compartilhar sua história com os estudantes que estão iniciando suas carreiras. 

Segundo Denize, ouvir o relato de vários profissionais e ter acesso ao formulário, permitiu aos acadêmicos ter uma visão mais ampla do que é o sucesso e dos desafios que o amadurecimento profissional e pessoal enfrenta. “Saber das histórias, não apenas das conquistas profissionais, mas também da vivência de todos os processos e ouvir deles a importância da família na caminhada nos fez refletir sobre todos os modelos e processos que permeiam a formação”, destacou.

Exemplo em casa

Ainda no primeiro semestre do curso de Administração, Milena Trein aplicou o questionário e apresentou para a turma o seu avô, Justimiano Augusto de Araújo Trein. Com uma caminhada intensa e histórica na política de Passo Fundo, do Estado e do Brasil, ele foi vereador, deputado estadual e federal. Entre os anos de 1956 até 1987, participou de importantes momentos da história coma da Comissão de Constituição e Justiça e da votação pelas eleições diretas no fim do período da Ditadura no Brasil.

Justiniano lembra que, depois de quase 30 anos na política, olhou para trás e viu que os filhos estavam crescidos e que precisava dar mais atenção para a família. Ligado desde sempre ao ramo agropecuário, com atividades no Paraná, Mato Grosso e Uruguai, ele decidiu que estava na hora de colocar em prática essa experiência e constituir uma empresa. “Atualmente organizamos a Agropecuária Cambará LTDA, com toda a família, e está sendo uma experiência muito interessante”, pontua, destacando que, para isso, organizou toda a estrutura familiar.

Para Milena, a ideia de convidar avô foi a de contribuir para a aula, compartilhando sua história e um pouco da experiência que acumulou ao longo de sua carreira. Segundo ela, Justiniano gostou de ter participado, ficou grato e emocionado por ter sido convidado a compartilhar sua experiência com a turma.

Na opinião da acadêmica, a atividade agregou conhecimento, uma vez que foi uma oportunidade de aprender com os convidados, debater e refletir as estatísticas das pesquisas com a turma. “As teorias que estudamos foram feitas por pessoas das quais conhecemos apenas pelos livros, em países e contextos históricos diferentes, esse distanciamento pode dificultar a compreensão do conteúdo. Nessa atividade tivemos a oportunidade de escutar conselhos e visões, diretamente de profissionais bem-sucedidos, que admiramos e que são também pessoas do nosso convívio”, ressalta.

Outros profissionais também participaram da atividade, compartilhando suas vivências.