Ensino

Trabalho do curso de Medicina Veterinária é vencedor em conferência internacional genética

21/08/2018

09:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento é considerado o maior do mundo em genética humana, animal, micro-organismos e plantas

O trabalho liderado pelo professor do curso de Medicina Veterinária e do PPG de BioExperimentação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Ricardo Zanella, foi selecionado como ganhador do prêmio região sul, no XXII International Congress of Genetics (ICG). O ICG ocorre desde 1899, e essa é a primeira vez que o congresso é realizado na América do Sul, com o tema Genética para um mundo em evolução. O ICG é considerado a maior conferência em genética do mundo e abrange trabalhos em genética humana, animal, micro-organismos e plantas.

 

O trabalho intitulado “Microbiological characterization of the lower respiratory tract of capuchin monkeys with the use of 16s rRNA metagenomics sequencing” fez parte do trabalho de conclusão de residência do médico-veterinário Luís Fernando Pedrotti, orientando da Professora Me. Michelli Attaide. O desenvolvimento das atividades práticas foi feito no Laboratório REPROGENE da UPF e, sob orientação do professor Dr. Ricardo Zanella, contou com a participação dos bolsistas e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária Fernanda L. Facioli, Arthur N. da Silva; Lucas M. Löf e Giovana C. Zanella. No evento, o trabalho será apresentado pela acadêmica Fernanda Faccioli (autora do resumo contemplada pela premiação).

Nesse trabalho, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram desde a extração de DNA até o envio das amostras para sequenciamento, controle de qualidade das sequências, mapeamento, montagem dos genomas e caracterização microbiota. O trabalho contou com a colaboração do pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Dr. Maurício E. Cantão, que treinou os alunos para a realização das análises de bioinformática.

“Essa é a primeira vez que estamos enviando um trabalho para esse evento, e ficamos surpresos com a premiação. Isso indica que estamos trabalhando no rumo certo”, ressalva o prof. Zanella.