Pesquisa e Inovação

TecnoAgro: Iniciativa inédita visa o desenvolvimento do ecossistema de inovação no agronegócio e na agroenergia

23/12/2021

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

UPF, empresas e lideranças deram início, nesta quinta-feira, 23, à associação que promoverá inovação, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico na região Norte

Uma iniciativa em formato inédito para tratar dos temas do agronegócio e da agroenergia foi criada oficialmente em Passo Fundo. O TecnoAgro irá fomentar, criar novos negócios e promover inovações para beneficiar toda a região Norte do Rio Grande do Sul. A associação reúne cerca de 20 empresas e entidades e terá sua estrutura física localizada junto ao Parque Científico e Tecnológico - UPF Parque da Universidade de Passo Fundo (UPF). A Associação Tecnoagro foi criada oficialmente nesta quinta-feira, 23.

A UPF será a instituição de ensino superior responsável pelo fomento da pesquisa e da inovação e também será membro nato do conselho curador do TecnoAgro. A reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que a UPF colocará à disposição do TecnoAgro a estrutura científica instalada na UPF Parque, bem como o capital intelectual de pesquisadores de referência no agro. “Acredito na inovação e ela acontece quando pessoas qualificadas de diferentes segmentos se dispõem a compartilhar seus conhecimentos em torno de um propósito. Assim o faremos. Juntos, agregaremos valor ao agro e contribuiremos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região e do país”, observou.

Presidente eleito do Conselho Diretor, Glauber Vieira, destacou que o envolvimento das empresas e entidades será fundamental para superar os desafios impostos na área, tanto por questões econômicas, quanto pelos desafios que a própria realidade social impõe. “Esse ano determinará um novo tempo para o agronegócio. Temos o compromisso de olhar para dentro das propriedades, trazer pessoas para dentro desse ecossistema de inovação para que a pesquisa, a inovação, as experiências de cada empresa envolvida, possam, no fim, levar resultados efetivos para a sociedade”, enfatizou.

Também foram eleitos os membros do Conselho Curador, Conselho Fiscal e da primeira Diretoria do TecnoAgro. Como presidente e vice-presidente do Conselho Curados ficaram empossados o empresário Erasmo Batistela e o professor Luiz Fernando Pereira Neto, em nome da Fundação Universidade de Passo Fundo.

Conhecimento e experiências para encontrar soluções

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, o TecnoAgro será espaço para desenvolvimento de soluções, mas também de trabalho coletivo. “Um movimento político importante que aproximou a prefeitura, o Estado e o Governo Federal para que a ideia fosse tirada do papel e fosse oficializada hoje. Uma ideia que com certeza irá alavancar o desenvolvimento de toda a região e, por isso, a Prefeitura coloca toda a sua estrutura à disposição, atuando para potencializar, dar o dinamismo necessário e o apoio para que os trabalhos possam ser executados”, ponderou.

Luiz Fernando Pereira Neto, presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo e vice-presidente do Conselho Curador do TecnoAgro, ressaltou que o Centro Tecnológico será um diferencial para toda a região. “Um projeto que fortalecerá ainda mais a região que já conta com a vocação para o agronegócio. Em todo esse tempo, desde o início, a Fundação acolheu a iniciativa. Sentimos a necessidade de agregar e aproximar a iniciativa pública e privada da produção do conhecimento feita dentro da Universidade. O Centro será certamente essa ferramenta de fortalecimento da inovação para o desenvolvimento da nossa região”, considerou.

O vereador Rodinei Candeia, um dos líderes da comissão que deu início às tratativas do TecnoAgro, pontuou que o mérito do trabalho foi, em pouco tempo, colocar em ação um modelo que já está pronto para atuar. “Junto com a Universidade, que tem a expertise do conhecimento, da pesquisa, e somando esforços com empresas e órgãos públicos, agora teremos um parque voltado para desenvolver ainda mais essa área que já nos faz grandes. Para aumentar a produtividade, não podemos falar em expansão territorial, mas temos que olhar para a ciência e empenhar esforços para fomentar tecnologias que geram valor”, frisou.

Erasmo Batistella, diretor presidente da BSBios, falou em nome das empresas associadas, que darão corpo ao projeto. Em sua opinião, o TecnoAgro dá início a uma parceria que une empresas e entidades em busca de um sonho e do desenvolvimento de toda a região. “Temos que colocar o Centro Tecnológico sempre em primeiro lugar, somando esforços com todos os associados. O primeiro pilar da nossa companhia é a inovação e o segundo é a agroenergia. Dito isso, esse é o espírito e a colaboração que a BSBios dará nesse processo. Temos que pensar que sem o agro e sem a agroenergia, não teremos futuro e precisamos produzir de forma sustentável. Somos parceiros para trabalhar e esperamos que, com essa união que já nos marca, o Centro possa ter todo o apoio necessário para crescer e se consolidar”, observou.