Ensino

O sonho de realizar um intercâmbio de forma remota

19/08/2021

10:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Oferecido pela Assessoria Internacional da UPF, Programa de Intercâmbio Virtual oportuniza que estudantes cursem uma disciplina remotamente em uma instituição estrangeira

Setor responsável pela expansão, consolidação e promoção da internacionalização na Universidade de Passo Fundo (UPF), a Assessoria Internacional é constituída de diversos programas que oportunizam a realização de intercâmbio acadêmico, tanto para estudantes quanto para professores, mantendo convênios com 75 instituições estrangeiras, em 20 países. Um exemplo é o Programa de Intercâmbio Virtual (PIV), que possibilita aos estudantes cursar uma disciplina no modelo remoto em uma universidade internacional, concomitantemente aos estudos em seu curso de origem na UPF.

Roberta cursou disciplina de Direito da Universidad Nacional de Córdoba

Quem recentemente participou do PIV foi a acadêmica Roberta Schwertner Xavier da Cruz, que está no 10º semestre do curso de Direito da UPF Carazinho. Ela finalizou o intercâmbio em parceria com o curso de Direito da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, no 9º nível da graduação. “Durante o primeiro semestre de 2021, cursei a disciplina "Teoria do Conflito e da Decisão: métodos de resolução de conflitos", juntamente com os alunos regulares da UNC, por meio virtual. Apesar das mudanças na rotina que a pandemia e o distanciamento social trouxeram, a oportunidade de estudar em uma universidade estrangeira e ter uma experiência internacional surgiu”, conta.

De acordo com Roberta, a ideia de fazer um intercâmbio presencial sempre a atraiu, mas, devido a pandemia da Covid-19, isso não foi possível. Porém, com o PIV, a estudante teve a chance de viver essa experiência acadêmica. “Foi um grande desafio estudar na universidade mais antiga da Argentina por um semestre. Uma experiência única. A principal vantagem dessa modalidade de intercâmbio é a possibilidade de realizar o sonho de estudar em uma instituição estrangeira sem abdicar de um semestre de faculdade regular aqui no Brasil, já que muitas matérias são no período da manhã ou tarde”, relata.

Outro diferencial, segundo a aluna, é poder estudar apenas uma matéria, sem a necessidade de cursar todas as disciplinas oferecidas pela UNC. “Conhecer novas pessoas, culturas e exercitar o espanhol foram experiências que fizeram a diferença não somente na minha vida profissional, mas também pessoal. Viver uma experiência internacional dentro de casa foi uma oportunidade única. Acredito que algumas oportunidades aparecem apenas uma vez ao longo da vida e fico feliz em realizar o sonho de estudar em uma instituição estrangeira, mesmo que de forma remota”, complementa Roberta.

Programas de intercâmbio
Mais informações sobre o PIV e os demais programas, como o de Bolsas Santander Universidades, de Intercâmbio Acadêmico Institucional (PIAC) e o Marca, podem ser obtidas pelo e-mail aai@upf.br e no site upf.br/intercambios. A Assessoria Internacional está localizada no Centro de Convivência da UPF, Campus I.