Universidade

Sense UPF: experiências que acompanham a evolução do mundo

06/06/2021

08:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF

Reforma curricular de todos os cursos da UPF é uma das marcas que ficarão na história da Instituição

A forma de ensinar e de aprender mudou. A UPF se transforma mais uma vez e se posiciona de modo estratégico no âmbito da educação superior. A Universidade, por meio da sua nova identidade de ensino Sense UPF, está de “cara nova”. A reforma dos currículos atinge todas as frentes de ensino, pesquisa e extensão, de modo a proporcionar aos estudantes uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada, acompanhando as transformações e evoluções dos tempos. 

O Sense UPF proporciona uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada

Há anos, a trajetória das universidades mostra que o caminho do saber passa pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na UPF, os novos currículos, buscam não apenas fortalecer essa necessidade, através da curricularização da extensão e da pesquisa, mas também desenhar um caminho formativo que proporcione aos estudantes, formação integral em cursos completos. Nesse sentido, o Sense veio para consolidar essa visão, fortalecendo um novo jeito de fazer graduação. “A sociedade vem sofrendo profundas transformações e a universidade, não só precisa acompanhar essas transformações como também protagonizar mudanças. Nesse sentido, o Sense é a exigência de uma experiência universitária interdisciplinar e multiprofissional, que coloca professores e estudantes na condição de sujeitos da formação. Afinal, um curso de graduação precisa, através do seu currículo, proporcionar, entre tantas coisas, uma formação integral, capaz de colocar professores e estudantes diante experiências significativas, cujo ensino e aprendizagem estejam associados à capacidade de relacionar diferentes conteúdos, de buscar pontos de convergência entre diferentes áreas do conhecimento e de integrar profissionais, de formação acadêmica distinta, na busca de soluções aos problemas da sociedade”, destaca o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda.

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais completos, com cursos que possibilitem aos estudantes, vivenciarem, de fato, a profissão. “Para que um currículo possa fazer diferença na vida e na profissão de uma pessoa, ele precisa, acima de tudo, garantir experiências significativas de formação. Como diz um filósofo alemão chamado Martin Heidegger, fazer uma experiência com algo significa que algo nos acontece, nos alcança; se apodera de nós, nos tomba e nos transforma. Nesse sentido, um currículo universitário, para garantir formação efetiva, precisa ser muito mais que um agregado de disciplinas, precisa ser capaz de desafiar constantemente professores e estudantes a pensar nos conteúdos, a viver a profissão, a experimentar soluções, a sentir o outro, a perceber a dinâmica do mundo e a investigar a realidade das coisas. Isso é o Sense, uma experiência formativa transformadora", enfatiza Casagranda

E essa proposta inovadora é sustentada por quatro pilares representadas nas palavras: imersão, flexível, multidisciplinar e híbrido. Os currículos foram centrados na imersão, maior interação com a comunidade em projetos de pesquisa e extensão; na modalidade híbrida, extraindo o melhor dos mundos on-line e off-line; em currículos atualizados e flexíveis, permitindo que o estudante atinja os seus objetivos no próprio tempo, respeitando os seus interesses e capacidades; e em um ensino multiprofissional, com múltiplos conhecimentos e especialidades, interagindo com as diversas áreas e oportunidades que só uma Universidade oferece.

Vivenciando o Sense

Nathália Giareta Serena ingressou nos novos currículos

Nathália Giareta Serena é uma das estudantes que ingressou nos novos currículos. Acadêmica do primeiro nível Enfermagem, ela já vivencia a prática da profissão e a troca de conhecimentos com outros cursos desde o primeiro semestre. “Estou achando o curso maravilhoso. Temos contato com outras áreas em outros prédios e tendo práticas desde o primeiro semestre. Acho isso maravilhoso e muito importante para nossa formação. Enfermagem é uma profissão linda que me inspira e a UPF tem todo o diferencial da estrutura e os melhores professores”, destaca Nathália.

Além disso, a estudante já faz parte de uma Liga Acadêmica, a Lamfac (Liga Acadêmica Medicina de Família e Comunidade) e integra como voluntária o projeto de extensão ComSaúde. “Achei maravilhoso me envolver com este projeto desde o primeiro semestre. É uma experiência diferente e incrível. Não são todas as instituições que nos permitem essas oportunidades. Estou tendo uma formação que vai fazer com que eu seja uma profissional que me diferencie no mercado de trabalho”, afirma a acadêmica.

Thaila Dias Comunello é acadêmica do
curso de Arquitetura e Urbanismo

Thaila Dias Comunello, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, também já vivencia o novo currículo. Ela reside em Serafina Corrêa e realiza as aulas de forma híbrida, em função da pandemia. Mesmo à distância, ela sente o acolhimento e percebe os diferenciais do aprendizado que a UPF oferece. “A UPF é bastante conhecida e sempre tive ela como primeira opção. Estou gostando bastante. Pela plataforma realizamos as atividades. Os professores ensinam passo a passo das atividades, vamos montando, eles revisam e nos auxiliam no que for preciso. As disciplinas têm monitores também que nos auxiliam. Temos contato com os professores tanto por e-mail, quanto por WhatsApp. Me sinto acolhida e eles sempre esclarecem as nossas dúvidas”, relata a estudante, ressaltando o quanto o acolhimento também é importante na formação.