Ensino

Senid debate o papel dos professores na formação dos estudantes

09/11/2023

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Seminário Internacional de Cultura Digital da UPF reúne participantes do RS e do MS

O VIII Seminário Internacional de Cultura Digital (Senid) da Universidade de Passo Fundo (UPF) começou na tarde dessa quarta-feira, 8 de novembro. Com o tema “O papel do professor na escola do futuro: diálogos com a inovação, acessibilidade e conectividade”, o evento teve a cerimônia de abertura realizada no auditório do prédio B5, Campus I da UPF.

Desenvolvido no formato híbrido, o Senid reúne uma intensa programação, composta de trilhas do conhecimento e miniconferências. Uma das trilhas que marcou o início das atividades do Seminário foi a ministrada por Carolina Abdalla, que abordou a temática “Aprendizagem e espaços que estimulam a criatividade”. Outros assuntos também serão debatidos pelos demais palestrantes, tais como processos de personalização em experiências de aprendizagem; e potencializando o pensamento computacional através de modelagem matemática utilizando dobraduras.

Evento tradicional da UPF, o Senid conta com participantes alunos e professores do Rio Grande do Sul e de cidades como Corumbá, Dourados e Campo Grande, localizadas no Mato Grosso do Sul. Uma das coordenadoras do Senid, professora Dra. Rosângela Silveira Garcia, destaca a importância de discutir a temática do Seminário, que se refere ao papel do professor na escola do futuro. “Uma das grandes questões que a pandemia nos trouxe é a evidência de que nós, enquanto professores, e as instituições de ensino, não estávamos preparados para esse panorama, para esse cenário que surgiu. A tecnologia, que antes estava sendo muito deixada de lado, passou a ser protagonista nesse processo. Então o professor pensar a sua metodologia, a tecnologia e pensar que tecnologia não é só digital, existe a tecnologia analógica, porque desde o quadro negro e o giz nós temos o uso da tecnologia, se tornou importante. A proposta é provocativa para eles pensarem o seu papel na formação dos estudantes. Quem nós formamos? Quais competências os nossos alunos devem ter? Essa é a provocação, de trazer os professores para pensar junto e aceitar o desafio de se propor a encontrar possíveis respostas, de que não existe uma fórmula certa para essa escola do futuro”, comentou.

A edição 2023 do Seminário Internacional de Cultura Digital segue até sexta-feira, 10 de novembro. Mais informações no site www.upf.br/senid.