Ensino

Sem fronteiras para o conhecimento

31/01/2022

11:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Há mais de 3 mil quilômetros de casa, André Sobreira realiza seu sonho de se tornar doutor no PPGECM da UPF

O conhecimento não tem fronteiras. Os 3,4 mil quilômetros entre Aurora do Pará e Passo Fundo, não impediram que André Sobreira realizasse o sonho de cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. Com um novo formato de ensino, o PPGECM conta com aulas presenciais apenas nos meses de julho e janeiro, facilitando assim o ingresso e formação continuada dos seus estudantes, que, assim como Sobreira, também são provenientes de estados distintos do país.

PPGECM conta com alunos de 13 estados

Filho de pequenos agricultores, o paranaense iniciou sua trajetória na educação em 2004, quando ingressou no curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Desde 2007, quando se formou, não se afastou mais dela. São 18 anos dedicados à formação de jovens da educação básica do seu estado. Agora, durante o seu doutorado, ele conhece novas formas de levar esse conhecimento adiante e se apaixona ainda mais pela sua profissão.

Em meio a discussões sobre ensino e experiências vividas pelos estudantes de 13 estados diferentes que fazem parte do Programa, Sobreira se vê em um ambiente de reflexões sobre a prática docente que, segundo ele, o tornam um futuro pesquisador ainda melhor. “Após a conclusão do doutorado, espero poder contribuir com meus colegas professores, com novas propostas de ensino e, para que tenhamos, cada vez mais, melhorias em nossa educação, o que, sem dúvidas, é um grande desafio”, aponta. 

No dia 8 de janeiro, André saiu de Aurora do Pará para, pela segunda vez, encontrar presencialmente seus colegas de curso no Campus I, em Passo Fundo. “A proposta da UPF me chamou muita atenção devido ao formato. É muito difícil, no meu caso, quase impossível conseguir licença para estudar de modo regular em outro estado. Dessa forma, consigo conciliar ambas as tarefas, e, além disso, tenho contato com grandes pesquisadores da Instituição, assim como com meus queridos colegas. A Universidade é um lugar exuberante e fico feliz demais em estudar em uma das melhores instituições de ensino do mundo”, afirma ele. 

Inscrições abertas
Com 25 anos de história formando mestres e doutores, a UPF se destaca pelo reconhecimento das suas formações stricto sensu. Conheça os cursos com inscrições abertas e, assim como Sobreiro, realize a sua Pós-Graduação em uma das melhores Universidades do mundo. Detalhes sobre seleção, matrículas, bolsas e benefícios financeiros encontram-se disponibilizados no edital de cada curso.

- Mestrado em Administração - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental - inscrições até 2/2
- Mestrado em Envelhecimento Humano - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Letras - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em História - inscrições até 2/2
- Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação - inscrições até 2/2
- Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação - inscrições até 2/2
- Mestrado em Computação Aplicada - inscrições até 6/2
- Mestrado e Doutorado em Agronomia - inscrições até 11/2
- Mestrado e Doutorado em Odontologia - inscrições até 18/2