Pesquisa e Inovação

Saberes da academia para a prática em sala de aula

05/10/2022

10:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

9º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Língua e Literatura teve início nesta terça-feira, 4, refletindo sobre os desafios do ensino*

Até quinta-feira, 6 de outubro, estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam das atividades do 9º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Língua e Literatura. Com o tema central “Interseções: o (in)comum das diferenças”, o evento conta com uma programação presencial, no auditório da UPF Online, e virtual, reunindo também participantes de outras instituições, estados e países.

A abertura oficial ocorreu na tarde desta terça-feira, 4 e contou com a palestra do professor Dr. Gustavo Bombini, da Universidad de Buenos Aires. Ele abordou o tema “Reinventar o ensino da língua e da literatura”, com a mediação da professora Dra. Gisele Benck de Moraes.

Em sua fala, o palestrante ressaltou a alegria de poder estar presencialmente na Universidade, compartilhando ideias e conhecimentos. De acordo com o pesquisador, existem duas grandes áreas de investigação linguística e literária que precisam de atenção, uma vez que, no processo de formação docente, elas se encontram. Os aspectos são a ciência da educação, que envolve também a psicologia, filosofia e literatura; e a necessidade de pensar o ensino e a formação que vai da sala de aula para a prática. “É preciso pensar a prática social que afeta os sujeitos e isso pressupõe interação, conflitos, necessitando de uma leitura, tanto da visão de quem recebe, quando para quem está na prática em sala de aula. Temos que trabalhar sempre a sala de aula e a academia de maneira unida, já que não é possível dissocia-las no processo de construção dos saberes”, observou, destacando que esses saberes são condicionados na academia, mas legitimados em sala de aula.

A mesa de abertura contou o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), Dr. Luis Marcelo Daroz, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste, e do coordenador do curso de Letras, Dr. Miguel Rettenmaier.

Para Cláudia, o atual cenário social e da educação exige dos professores e pesquisadores um olhar cuidadoso e atento, reforçando a importância de espaços de reflexão e debate. “Esse é um evento que faz parte da história do PPGL e que auxilia nos processos formativos oferecidos. Um trabalho feito com muitas mãos, por isso, agradecemos a todos os envolvidos, desde os mais de 300 trabalhos inscritos, os estudantes voluntários, professores, funcionários, os parceiros como outras instituições e órgãos de fomento. O que nos identifica como programa de pós-graduação é justamente esse tempo de aprofundamento e de busca por pontos de vista que apontem compreensões”, destacou.

Programação seguiu até quinta-feira, 6

O Simpósio seguiu com atividades presenciais no auditório da UPF Online, Campus I, sempre com transmissão simultânea pelo Youtube.

Na tarde de quarta-feira, 5, ocorreu a janela de debates intitulada “A suspensão da crença (mesmo a crença nos fantasmas)”, ministrada pelo professor e escritor Dr. Gustavo Bernardo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. “A importância da leitura literária na escola é a suspensão da descrença que possibilita “embarcar” nas histórias que lemos e nos filmes a que assistidos. Ao ensinar literatura, é preciso que nos deixemos maravilhar com aquilo que é lido”, disse o professor.

Na manhã de quinta-feira, 6, o evento recebeu a professora. Dra. Maria Eduarda Giering, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e o professor Dr. José Gaston Hilgert, da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, na janela de debate intitulada “Notícias hipertextuais e redes sociais”, mediada pelo professor Dr. Ernani Cesar de Freitas. A professora Maria Eduarda iniciou sua fala refletindo sobre a dimensão digital dos discursos nativos da internet (o tecnodiscurso) e a web 2.0 (as redes sociais digitais),
apoiando-se sobre as contribuições de Marie-Anne Paveau acerca da Análise do Discurso Digital.

Já o professor José Gaston Hilgert, por sua vez, apresentou suas observações sobre a interatividade durante a pandemia, procurando desvelar os modos de operação das interações discursivas entre alunos e professores nos diferentes espaços de sala de aula (o real e o virtual), concebendo tal interatividade como uma grandeza linguístico-discursiva, à medida que desenvolveu suas características e propriedades.

Durante a tarde, a conferência de encerramento “A leitura no mundo contemporâneo: subjetividades intervalares” foi realizada pelo professor Dr. Claudemir Belintane, da Universidade de São Paulo, e mediada pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich. O foco principal do professor se estabelece a partir do tripé da oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). O professor é autor de diversas obras, entre elas, Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento, publicado pela editora Cortez.

Todas as janelas de debate e conferências encontram-se disponíveis no canal do Programa de Pós-Graduação em Letras no YouTube

Exposição
No Espaço Sense, no Centro de Convivência, está aberta para visitação a Exposição Era uma vez... narrativas de crianças na pandemia de Covid-19: discursos que reinventam o mundo
. A exposição é coordenada pela professra Dra. Marlete Sandra Diedrich (PPGL). Fazem parte da equipe de execução a estudante de Design Gráfico, Gabriela Dornelles, responsável pelo projeto gráfico dos painéis; a professora Alice Porto, curadora; e a professora Margarida Pantaleão, consultora. 

O trabalho apresenta relatos de seis crianças de três a seis anos de idade, produzidos durante o período de pandemia, os quais constituíram o corpus de pesquisa do Projeto A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem, o qual recebe apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs. 

A exposição mostra à comunidade painéis artisticamente desenvolvidos com as narrativas produzidas pelas crianças e parte dos resultados obtidos até o momento com a pesquisa. 

O espaço fica aberto ao público durante a semana e às quartas-feiras à tarde há visita guiada. A atividade faz parte da programação do 9º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Língua e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras e ficará no Espaço Sense até o dia 26 de outubro.

O 9º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Língua e Literatura conta com apoio financeiro da CAPES (PAEP, Edital nº 6/2022) e da FAPERGS (AOE, Edital 09/2021).

*Notícia atualizada no dia 07/10/2022